Vencedor do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Moto Club estreia no 2º turno hoje diante do Santa Quitéria às 15h45 no Estádio Rodrigão. A equipe rubro-negra quer assumir a liderança do Grupo A e buscar a vantagem nas semifinais.
O São José é o líder do grupo com um ponto ganho, enquanto Sampaio Corrêa e Araioses estão zerados, pois perderam na estreia para Imperatriz e Cordino, respectivamente. Com uma vitória, o Papão se isolaria na liderança.
Para este jogo, o técnico Ruy Scarpino não poderá contar com o zagueiro Renan Dutra e o lateral-direito Diego Renan, vetados pelo departamento médico. Para os seus lugares devem ser escalados Hysmael e Portella. Além disso, o lateral-esquerdo Chico Bala retorna depois de cumprir suspensão.
O ataque rubro-negro também deve ser alterado, com Mauro Santos ganhando a primeira chance como titular na vaga de Jefferson. O jogador deve formar dupla com o rápido Tety.
Dos reforços para a disputa do 2º turno, apenas o volante Dudu embarcou com a delegação para o interior maranhense e deve ficar como opção no banco de reservas. O atacante Gabriel não foi relacionado.
Moto: Rodrigo Ramos, Portella, Hysmael, Wanderson e Chico Bala; Felipe Dias, Curuca, Robson Simplício e Marcos Paullo; Tety e Mauro Santos.
Reforçado
Do outro lado, tentando fugir do rebaixamento, o Santa Quitéria reforçou bastante a equipe para o segundo turno. Ao todo, foram oito novos jogadores que irão vestir a camisa da Raposa do Baixo Parnaíba. O técnico Jorge Pinheiro, que assumiu no final do 1º turno ocupando a vaga de Jorge Luís, é uma das grandes apostas para evitar o rebaixamento.
A equipe somou apenas um ponto e atualmente tem uma situação relativamente tranquila por conta da punição que tirou 16 pontos do São José, que agora conta com sete pontos negativos na classificação geral.
Briga pela Série D fica mais acirrada
Com a confirmação de uma segunda vaga para o Maranhão na Série D do Campeonato Brasileiro, o segundo turno do Campeonato Maranhense pode ser decisivo para decidir o representante do estado na competição.
O Moto Club, campeão do 1º turno e finalista do Estadual, já está garantido na Série D, enquanto outros seis clubes brigam por uma vaga na competição. E o Sampaio Corrêa, que já está na Série B, também não disputa a vaga no 2º turno.
Segundo o regulamento do Campeonato Maranhense, a classificação geral é feita somando todos os pontos obtidos nos dois turnos, incluindo os jogos de semifinal e final. Os campeões de cada turno são considerados 1º e 2º lugar, independente da soma de pontos.
Com isso, o Maranhão Atlético Clube tem uma boa vantagem sobre os concorrentes. Na atual classificação, o MAC tem 21 pontos somados no Estadual e ocupa o segundo lugar, atrás do Moto Club que tem 24. Em seguida vem o Sampaio Corrêa com 14 pontos. O primeiro concorrente do Quadricolor pela vaga é o Cordino que tem 11 pontos ganhos. Em seguida vem o Imperatriz com nove pontos, Santa Quitéria com um e Araioses que ainda não pontuou.
O São José, que já somou nove pontos, acabou punido com a perda de 16 pontos por escalação de jogadores irregulares e está com sete pontos negativos na classificação geral. Vale ressaltar também que o time de Barra do Corda foi punido pelo TJD/MA com a perda de três pontos por descumprimento do regulamento do Maranhense.
Com isso, Cordino e Imperatriz precisam cortar dez e 12 pontos de diferença para o MAC na classificação geral para conquistar uma vaga na Série D. Por outro lado, os dois times podem garantir um dos dois primeiros lugares no Estadual conquistando o título do 2º turno.