CINE PRAIA GRANDE

Mostra de filmes comemora o Dia Internacional da Mulher

Estão sendo exibidos filmes dirigidos por mulheres que retratam aspectos do feminino. Todas as sessões serão legendadas

Cinema por elas
A direção está com elas. A partir desta semana, até o dia 9 de março, o Cine Praia Grande homenageia as grandes mulheres cineastas na segunda edição da mostra O Cinema por Elas, com curadoria de Raffaele Petrini, entrando na comemoração do Dia Internacional da Mulher. Estão sendo exibidos filmes dirigidos por mulheres que retratam aspectos do feminino. Todas as sessões serão legendadas. A Mostra é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher com a Secretaria de Estado da Educação.

“Há filmes como os dramas biográficos Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine, e como também o intenso Frida, de Julie Taymor. Filmes mais contidos como o independente underground Go Fish, grande sucesso do cinema queer dos anos 1990. Há espaço para uma grande obra-prima da Nouvelle Vague, com o maravilhoso Cléo das 5 Às 7, de Agnès Varda, como também para o erotismo punk-feminista de Baise-Moi, chocante cult-movie que chocou a França. Uma curadoria feita com extremo carinho, com alguns filmes que acompanham a vida de qualquer amante do cinema!”, comenta o curador.

Neste sábado, o francês Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine, mostra um recorte da vida da mais célebre estilista do século 20, cujo nome se tornou sinônimo de elegância e sofisticação. Desde o dia em que é deixada junto com a irmã em um orfanato, sua juventude difícil como cantora de taberna, seu acesso à alta roda parisiense e a abertura de seu ateliê de costura. Em entrevista a diretora Anne Fontaine diz que o filme pretende mostrar os anos de “preparação” de futura estilista.

Em Cléo das 5 às 7, Cléo é uma artista à espera de um resultado médico – que dirá se ela tem câncer ou não. O filme se passa durante esta espera, mostrando as agonias, as superstições e os pensamentos de Cléo enquanto ela caminha pela cidade e reencontra com uma amiga e encontra um simpático soldado.

Go Fish – O Par Perfeito é uma fábula romântica sobre encontrar uma alma gêmea. A biografia Frida, com Salma Haiek, também é uma das atrações da mostra. O filme mostra a vida de Kahlo desde a adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. No filme, o esposo Diego Rivera representa um cara muito mulherengo, e Frida aceita-o pedindo-lhe apenas lealdade, o que não acontece, pois Frida encontra Diego com sua irmã.

Na produção francesa Baise-Moi as atrizes Bach e Anderson interpretam as heroínas Nadine e Manu, duas dependentes em tóxicos, que querem permanecer vivas a qualquer preço. Para elas, a violência, o humor, o sexo e a música são armas eficazes para fugir daquilo que desprezam: a obediência, a submissão, o tédio e a renúncia a si mesmas. Todas as sessões custam R$5,00.

Sinopses

Coco Antes de Chanel

França, 110 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Anne Fontaine. Elenco: Audrey Tautou, Marie Gillain, Alessandro Nivola. Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como costureira. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoit Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem.

Cléo das 5 às 7

França, 90 Min, 12 Anos. Drama. De Agnès Varda. Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller. Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula por Paris. Ela passa um tempo fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

Go Fish – O Par Perfeito

Eua, 90 min, 14 anos. Romance. De Rose Troche. Elenco: Guinevere Turner, V.S. Brodie. Max (Guinevere Turner) é uma linda jovem lésbica que está tendo dificuldades para encontrar um amor. Um amigo a apresenta a Ely (V.S. Brodie). Max gosta de Ely, mas ela é deselegante, caseira e mais velha, não tendo muito em comum.

Frida

Eua, Canadá, Mexico, 120 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Julie Taymor. Elenco: Salma Haiek, Alfred Molina, Geoffrey Rush. Frida Kahlo (Salma Hayek). Foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

Baise-Moi

França, 80 min, 18 anos. Drama Erótico. De Virginie Despentes. Elenco: Raffaela Anderson, Karen Bach. Manu e Nadine são duas jovens mulheres, que após passarem por situações traumáticas, são marginalizadas pela sociedade ao embarcarem em uma jornada destrutiva de sexo e violência. Quebrando normas e matando homens, elas provocam controversas cenas pela estrada da França.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias