Mostra de filmes comemora o Dia Internacional da Mulher
Estão sendo exibidos filmes dirigidos por mulheres que retratam aspectos do feminino. Todas as sessões serão legendadas
![Cinema por elas](http://www.oimparcial.com.br/_midias/jpg/2016/03/05/683x455/1_coco_antes_de_channel-236196.jpg)
“Há filmes como os dramas biográficos Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine, e como também o intenso Frida, de Julie Taymor. Filmes mais contidos como o independente underground Go Fish, grande sucesso do cinema queer dos anos 1990. Há espaço para uma grande obra-prima da Nouvelle Vague, com o maravilhoso Cléo das 5 Às 7, de Agnès Varda, como também para o erotismo punk-feminista de Baise-Moi, chocante cult-movie que chocou a França. Uma curadoria feita com extremo carinho, com alguns filmes que acompanham a vida de qualquer amante do cinema!”, comenta o curador.
Neste sábado, o francês Coco Antes de Chanel, de Anne Fontaine, mostra um recorte da vida da mais célebre estilista do século 20, cujo nome se tornou sinônimo de elegância e sofisticação. Desde o dia em que é deixada junto com a irmã em um orfanato, sua juventude difícil como cantora de taberna, seu acesso à alta roda parisiense e a abertura de seu ateliê de costura. Em entrevista a diretora Anne Fontaine diz que o filme pretende mostrar os anos de “preparação” de futura estilista.
Em Cléo das 5 às 7, Cléo é uma artista à espera de um resultado médico – que dirá se ela tem câncer ou não. O filme se passa durante esta espera, mostrando as agonias, as superstições e os pensamentos de Cléo enquanto ela caminha pela cidade e reencontra com uma amiga e encontra um simpático soldado.
Go Fish – O Par Perfeito é uma fábula romântica sobre encontrar uma alma gêmea. A biografia Frida, com Salma Haiek, também é uma das atrações da mostra. O filme mostra a vida de Kahlo desde a adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. No filme, o esposo Diego Rivera representa um cara muito mulherengo, e Frida aceita-o pedindo-lhe apenas lealdade, o que não acontece, pois Frida encontra Diego com sua irmã.
Na produção francesa Baise-Moi as atrizes Bach e Anderson interpretam as heroínas Nadine e Manu, duas dependentes em tóxicos, que querem permanecer vivas a qualquer preço. Para elas, a violência, o humor, o sexo e a música são armas eficazes para fugir daquilo que desprezam: a obediência, a submissão, o tédio e a renúncia a si mesmas. Todas as sessões custam R$5,00.
Sinopses
Coco Antes de Chanel
França, 110 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Anne Fontaine. Elenco: Audrey Tautou, Marie Gillain, Alessandro Nivola. Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como costureira. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoit Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem.
Cléo das 5 às 7
França, 90 Min, 12 Anos. Drama. De Agnès Varda. Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller. Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula por Paris. Ela passa um tempo fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.
Go Fish – O Par Perfeito
Eua, 90 min, 14 anos. Romance. De Rose Troche. Elenco: Guinevere Turner, V.S. Brodie. Max (Guinevere Turner) é uma linda jovem lésbica que está tendo dificuldades para encontrar um amor. Um amigo a apresenta a Ely (V.S. Brodie). Max gosta de Ely, mas ela é deselegante, caseira e mais velha, não tendo muito em comum.
Frida
Eua, Canadá, Mexico, 120 min, 14 anos. Drama Biográfico. De Julie Taymor. Elenco: Salma Haiek, Alfred Molina, Geoffrey Rush. Frida Kahlo (Salma Hayek). Foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.
Baise-Moi
França, 80 min, 18 anos. Drama Erótico. De Virginie Despentes. Elenco: Raffaela Anderson, Karen Bach. Manu e Nadine são duas jovens mulheres, que após passarem por situações traumáticas, são marginalizadas pela sociedade ao embarcarem em uma jornada destrutiva de sexo e violência. Quebrando normas e matando homens, elas provocam controversas cenas pela estrada da França.