TECNOLOGIA

Fifa concorda em testar uso de vídeos em jogos e estuda quarta substituição em prorrogações

Decisão é histórica, já que futebol é um dos esportes que resistem à tecnologia

FIFA
Em encontro que aconteceu em Cardiff, cidade do País de Gales, a Fifa, juntamente com a International Board (IFAB), concordou em adotar o uso de câmeras de vídeo em decisões no futebol. Essa decisão é histórica para o futebol, um dos últimos esportes a aceitar a tecnologia para o auxílio na arbitragem.

Os testes começarão em diferentes ligas europeias e já foi decretado que as câmeras constarão na final da Liga dos Campeões deste ano, que será realizada no Estádio San Siro, em Milão, na Itália. Atualmente a Inglaterra é o único país que já utiliza tecnologia nas competições, que agora deverão ter o uso disseminado por todo o velho continente.

Segundo comunicado da Fifa, haverá um árbitro assistente responsável por acionar os vídeos quando for necessário. A reprodução dos vídeos poderá acontecer através de uma requisição do árbitro principal ou em comunicado entre a equipe de arbitragem do jogo. A intenção não é ter 100% de acerto em todas as decisões do juiz, mas contribuir com as decisões que podem mudar o rumo de um jogo, com gols duvidosos.

A IFAB projeta o início dos testes a partir de 2017. Outra questão que também foi debatida foi a quarta substituição na prorrogação, que deverá ser estudada. O grande desafio é saber o quanto a equipe será beneficiada com uma quarta alteração e se o jogo não mudará bruscamente já que com uma quarta substituição um terço da equipe seria alterada, o que poderia causar um impacto negativo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias