As Três Fiandeiras

Espetáculo conta a história de uma peça que não deu certo

A peça será exibida este mês, no Casarão Angelus Novus, em São Luís

As Três Fiandeiras
Tecer o fio pra fazer a renda e a vida pra fazer a cena. A história de três atrizes-personagens, Beatriz (Renata Figueiredo), Isadora (Gisele Vasconcelos) e Isabel (Rosa Ewerton), que tentam transformar um espetáculo que foi um fiasco de bilheteria em uma nova produção, As Três Fiandeiras, encara uma nova temporada em São Luís, de segunda a quarta-feira, de 21 de março a 13 de abril, no Casarão Angelus Novus (Beco Catarina Mina, 123). Os ingressos antecipados estão à venda no site do Amo Ingresso.
Em cena, três atrizes, três histórias e muito talento. O fazer teatral e a história pessoal das atrizes se juntam às narrativas das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé. A história da mãe de Ribamar – Chica, uma rendeira que é mãe de um filho que saiu para pescar em alto mar e não retornou – se entrelaça com o desafio das atrizes: é preciso ir buscar o filho desaparecido assim como é preciso montar um novo espetáculo. Durante a narrativa em que elas se deparam com problemas financeiros e pessoais, elas contam histórias, as suas e as das rendeiras de bilro, numa mistura de cena e renda.
“É a oportunidade de deixar o espetáculo vivo, porque quando a gente deixa o espetáculo parado ele vai perdendo o dinamismo, a força. A gente sabe que é muito difícil manter temporadas nos espaços aqui no Maranhão. Porém como temos o Ângelus Novus que é um co-realizador do espetáculo a gente tem a oportunidade de fazer temporadas”, diz a atriz Gisele Vasconcelos .
As Três Fiandeiras
Nesta edição Gisele diz que a novidade é a mudança de cena. Desde que estreou no ano passado o espetáculo já foi apresentado 13 vezes. “Não temos novidades em termos estéticos, e durante esse tempo a gente ficou ensaiando, fazendo treinamento de voz…
Esperamos ter uma boa recepção e que o espetáculo tenha um dinamismo até maior por conta do ritmo dos ensaios, das apresentações. Muitas pessoas tem perguntado e querem ver de novo, muita gente ainda não viu e quer ver agora então essa nova temporada é um convite para essas pessoas”, convida Gisele.
O espetáculo rendeu à atriz Gisele Vasconcelos a premiação, no ano passado, do Programa Nascente (SP), como melhor atriz na área de Artes Cênicas na categoria individual. A premiação busca revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP.
A peça começa com o lamento sobre o final de um espetáculo que não deu certo. As atrizes já começam agradecendo o público. Isadora (Gisele Vasconcelos), Beatriz (Renata Figueiredo) e Isabel (Rosa Ewerton) tentam lidar com o fracasso e o desafio de montar um espetáculo. “É uma realidade nossa muito grande. São três atrizes com personalidades distintas. A Isadora, que sou eu, acha a peça linda e não sabe por que não deu certo, o que deu errado. A Isabel (Rosa) faz o estilo ‘deixa pra lá’ e no final ela tem razão quando diz que a gente tem que fazer um novo espetáculo. E a Beatriz (Renata) acha que a gente não tem que fazer nada, que não há mais esperança nenhuma”, explica Gisele.
A partir daí, entra em cena o segundo ato, mas o público não percebe isso. A transformação das atrizes nas rendeiras Chica (Gisele), Das Dores (Renata) e Zezé (Rosa) é bem natural. A vida real e a da ficção se costuram à vida das rendeiras de bilro e à das fiandeiras do destino. Na alternância do diálogo entre personagens e narração direta com a plateia, as personagens-atrizes narram a busca épica do filho da rendeira Chica.
Das Dores e Zezé se juntam a Chica para procurar o filho dela desaparecido no mar há três dias. Dá-se inicio a uma jornada que inclui uma experiência mítica e extraordinária envolvendo criaturas lendárias e mitológicas, os ciclos da vida e da morte e de transformações, sob a ótica do feminino. A história de Chica, mãe de Ribamar, rendeira cujo filho foi pescar em alto mar e não retornou, se entrelaça com o desafio das atrizes.
O espetáculo é de autoria de Igor Nascimento, em conjunto com Renata Figueiredo e Rosa Ewerton e música de Gustavo Correia. A produção é dos Grupos Xama Teatro e Petite Mort.

As Três Fiandeiras
Serviço
O quê? Espetáculo Aa Três Fiandeiras
Quando? Segundas e quartas (21, 23, 28 e 30 de março/04, 06, 11 e 13 de abril), às 20h
Onde? Casarão Angelus Novus (Beco Catarina Mina 123, Centro Histórico).
Quanto? R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) Vendas antecipadas: www.amoingresso.com
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias