Domingo de decisão e premiação na 1ª Copa Brasil Six Reds
A Copa será encerrada neste domingo (20), a partir das 10h, nos salões Dunas e Oásis do Praiamar Hotel
Dos 64 atletas profissionais que iniciaram a competição na última quinta-feira (17), apenas dezesseis se classificaram para a terceira fase, também eliminatória e disputada no sistema mata-mata, em melhor de sete partidas. Por sorteio entre os 16 finalistas foram definidos os oito jogos das quartas de final. A 1ª Copa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds recebeu um grande público durante os cinco dias de sua realização.
Na terceira fase, Wilson Alves (BA) eliminou Carioca (SP), Jairzinho venceu Alencar (SC), Laurentino (SP) se classificou diante de João Luís (GO), Leão (PE) eliminou Amélio (CE), Franklin (SP) derrotou Roberto (SC), Ratinho desclassificou Luís Martino (RJ), David (RN) se classificou diante de Inocêncio (PE) e Feitosa (SP) tirou Araújo (RN).
A competição tem patrocínio oficial do Grupo Mateus e Governo do Maranhão, por meio das Secretárias de Estado de Esportes e Lazer (Sedel) e da Fazenda (Sefaz), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
A partir do início da noite de ontem, foram disputadas as quartas de final, com:
Wilson Alves x Ratinho
Laurentino x Feitosa
Leão x Franklin e
Jairzinho x David
A Copa é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS), Natal Snooker e Praia Mar Hotel, com supervisão da Confederação Brasileira de Sinuca de Sinuca (CBBS) e apoio do Jornal Pequeno, AABB São Luís, Prefeitura de São Luís, Centro Elétrico e ServBus Transportes. O vice-presidente da CBBS e presidente da FBMS, Lourival Bogéa, destacou que “a Copa atendeu o seu objetivo de promover e valorizar os atletas sêniores de todo o Brasil em uma competição inédita e pioneira”, disse Bogéa.
Geração de emprego e renda – A realização de grandes eventos competitivos da sinuca profissional movimenta a economia de dezenas de cidades brasileiras, de norte a sul do país, gerando centenas de empregos diretos e indiretos e renda. Atleta e empresário, o potiguar Gilvanildo Silva Santos (Gil) fundou há cinco anos, literalmente, em sua terra Natal, a “Natal Snooker”. A empresa é uma das realizadoras da Copa e hoje emprega seis funcionários.
Soma-se aos marceneiros, ajudantes, motoristas e equipe de escritório da empresa uma grande cadeia produtiva com fornecedores dos materiais necessários à produção de mesas, tacos, conjuntos de bolas, franchos e todo o material desportivo necessário para a realização de grandes eventos esportivos. O empresário afirma que “neste ano a Natal Snooker fará treze grandes torneios e campeonatos de sinuca no Nordeste”, disse Gil.
“No Maranhão realizaremos ainda, além desta 1ª rtCopa Brasil Sênior de Sinuca Six Reds, o campeonato Norte-Nordeste, dias 4, 5 e 6 de agosto, e o Campeonato Brasileiro de Sinuca, em novembro deste ano”, disse Gil Santos. Os respectivos eventos esportivos também serão realizados pela FMBS e também deverão ser viabilizados por meio da inscrição na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão.