MANIFESTO

Artistas maranhenses realizam ato cultural contra impeachment

O evento será realizado das 21h às 6h da manhã, no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho

Foto: Reprodução .


Reprodução

Criolina, Dicy Rocha, Fernanda Mendonça, Júlia Emília, Áurea Maranhão,entre outros, participarão do manifesto cultural

Uma noite toda de arte. Mais de 70 artistas maranhenses das mais diversas áreas da música, poesia, dança, teatro, fotografia, cultura popular, literatura, cinema, pintura, circo, entre outras, ficarão em vigília hoje, assim como nas principais cidades do país e no exterior, contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O ato cultural será das 21h às 6h da manhã, no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho. A programação terá transmissão em tempo real via internet.
O movimento cultural independente feito pelos artistas maranhenses em defesa da legalidade segue o que vem ocorrendo pelo país, quando artistas de várias áreas de expressão se unem na chamada ‘Vigília Contra o Golpe’, para marcar uma posição em defesa da democracia e do Estado de Direito.
Idealizado em São Luís e organizado de forma coletiva e com caráter suprapartidário, a mobilização tem como foco principal a defesa dos princípios constitucionais, ameaçados pela tentativa de derrubada, via impeachment, da presidenta Dilma. Durante o evento também será lido manifesto redigido pela categoria intitulado ‘Vigília pela democracia e contra o golpe’.
“Esse é um momento político delicado e como artistas temos de tomar uma posição. Eles não vão colocar os tanques nas ruas. O golpe é outro. Derrubar a presidente Dilma na Câmara dos Deputados, sem nenhum respaldo jurídico. Como artistas, exigimos que a democracia seja respeitada. Como diria Bandeira Tribuzi: Eu digo não, eu digo não, eu digo não, porque meu samba é de batida coração!”, opina o poeta Celso Borges que também é da comissão de poesia junto com o também poeta Fernando Abreu.
O Odylo vai abrigar todas as artes: Performances, apresentações musicais, recitais, exposições fotográficas, roda de capoeira do Laborarte, tambor de crioula de Mestre Amaral, exibições de filmes de curta metragem, entre outras. Tudo será intercalado. A ideia do coletivo é agregar as várias linguagens artísticas em único espaço representando a luta pela democracia. “Vai haver também uma breve fala do advogado Guilherme Zagallo para esclarecer alguns pontos dessa situação política. Será uma explicação breve sobre a questão jurídica, as ameaças e as consequências do que pode acontecer se houve o impeachment”, completa a produtora cultural Marla Silveira.

Coletivo independente

Em uma roda de conversa em que vários amigos dividiam as angústias pelo que está acontecendo atualmente na política do país, eles resolveram pensar que poderiam fazer alguma coisa seguindo um movimento nacional de artistas que são contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
“Há uma ameaça de golpe político. As coisas estão sendo encaminhadas para isso, e aí decidimos fazer algo. Juntou uma turma bem bacana com representatividade em todas as áreas e demos corpo a esse movimento. Queremos deixar claro que não estamos ligados a nenhum partido e tudo que está sendo feito é de nossa iniciativa, de forma coletiva e independente mesmo”, justifica Marla.
Segundo organizadores a vigília é uma manifestação aberta e realizada de forma voluntária por artistas que defendem a democracia e o estado de direito. Ainda de acordo com a organização, ao longo da construção do movimento vários artistas foram aderindo. A noite promete ser movimentada.
Alguns dos artistas que participarão
Áurea Maranhão
Bruno Azevedo
Iramir Azevedo
Moisés Nobre
Uimar Junior
Julia Emília
Marcio Vasconcelos
ONG Nave
Fernando Mendonça
Chico Nô
Criolina
Tássia Campos
Dicy Rocha…

O que haverá
Música
Performance
Poesia
Exposição fotográfica
Pintura
Circo
Cinema
Teatro
Dança
Tambor de Crioula
Roda de Capoeira…

Serviço
O quê? Manifesto Cultural
Quando? Hoje, das 21h às 6h
Onde? Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Quanto? Aberto ao público

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias