KART

Abertura do Maranhense aconteceu neste final de semana

Henri Forest será o representante brasileiro no Troféu Academia da FIA, na Europa

Manuel Jr Kart
Para quem aguardava fortes emoções durante a abertura do Maranhense de Kart 2016 não se decepcionou com o que viu. Disputas eletrizantes, variação entre pista seca e molhada e indefinição nas vitórias de cada bateria do inicio ao fim com as várias ultrapassagens que vinham acontecendo. A emoção foi a marca forte desta etapa.

Odon Neto dominou a categoria cadete e venceu de ponta a ponta a prova. Ainda fazendo a pole e as melhores voltas. Entre os Sprinters da categoria 2T (categoria para pilotos até 30 anos) a surpresa aconteceu desde a véspera do evento, quando os pilotos apoiados pelo Governo do Estado do Maranhão confirmaram suas participações de última hora, assim Henri Forest e Manuel Júnior marcaram presença na etapa, repetindo o duelo com Marcos Filho visto durante o Norte Brasileiro de Kart em setembro de 2015. Na pista Henri Forest fez a pole seguido de Manuel Júnior e Marcos Filho com uma boa vantagem. Durante a disputa da primeira bateria Henri e Manuel duelaram nas primeiras voltas com inúmeras ultrapassagens entre si, enquanto Marcos Filho assistia ao duelo. Na metade da prova Henri conseguiu converter a primeira posição para si e andou o resto da prova em primeiro abrindo uma ampla vantagem para seus adversários e vencendo com tranquilidade a primeira prova da categoria, que acabou não realizando a segunda bateria devido a um acidente durante a prova da Sênior que precisou contar com a Ambulância para levar o piloto Marcelo Mota ao hospital, devido ao horário, ausência da ambulância e as condições de visibilidade da pista, a bateria final da Sprinter foi cancelada e a vitória da etapa ficou para Henri Forest, seguido de Manuel Júnior e Marcos Filho.

Pela Sênior 2t a vitória ficou por conta de Serra Neto, Seguido de Lauro Moura e Marcos Gonçalves. Após uma primeira bateria disputada sob pista seca, a chuva deixou a pista e as disputas mais emocionantes para a segunda bateira, permitindo assim grandes duelos e uma variação na estratégia de pneus entre os karts. Com alguns optando pelos pneus de pista seca e outros pelos pneus de pista molhada. Assim no final quem escolheu pneus de pista seca levou vantagem e acabou chegando a frente de quem optou pelos de pista molhada, devido a pista ter secado. Melhor para o piloto Serra Neto, um dos pilotos também apoiados pelo Governo do Estado do Maranhão que levou a vitória em sua categoria com uma atuação impecável. Lauro Moura fez uma prova com sabedoria e constância de um veterano nas pistas e garantiu o segundo lugar, enquanto Marcos Gonçalves precisou se recuperar de um toque e uma colocação ruim na primeira prova vencendo a segunda bateria para faturar o terceiro lugar na geral.

Na graduados 2t, o brilho ficou entre as disputas dos pilotos Marcos Regadas e Carlos Eduardo na primeira bateria enquanto a pista ainda estava seca. Marcelo Medeiros retornando ao kartismo venceu com folga a primeira bateria. Mas já na segunda corrida com pista meio úmida, a vida do deca campeão maranhense não foi fácil. Como o grid da segunda prova é invertido o piloto veio lá de trás para vencer a segunda bateria, mas antes enfrentou duro duelo com Carlos Eduardo, atual campeão da categoria, e Marcos Regadas. Os pilotos se revessavam na liderança por quase toda a corrida, arrancando suspiros de quem assistia a prova. No final Medeiros venceu, seguido de Marcos Regadas e Carlos Eduardo completando o pódio.

Na F4 o domínio foi do campeão da categoria em 2015 José Gonçalves. O piloto começou o ano como havia terminado em 2015, vencendo. Gonçalves venceu ambas as baterias, mas mesmo mostrando bom ritmo o piloto não teve vida fácil ao receber durante a prova pressão de pilotos como Roberto Saraiva, piloto do Pará, e William Camizão. Foi na categoria o lance mais polemico do evento, um toque entre os pilotos William Camizão e Roberto Saraiva, enquanto disputavam a segunda colocação na primeira bateria gerou uma penalização em segundos para William Camizão, que finalizara a bateria em segundo, após prova de recuperação, largando em 5º. Na segunda bateria Camizão enfrentou problemas em seu motor e não conseguiu alinhar para a largada, deixando pista livre para José Gonçalves e Roberto Saraiva brigarem pela bateria. Mesmo assim e com chuva, José Gonçalves garantiu mais um vitória faturando a etapa na categoria, seguido por Roberto Saraiva.

Momento de susto na prova

O piloto e presidente do Kart clube local, Marcelo Mota, se envolveu em um toque na linha de chegada com outro piloto e acabou capotando. Apesar do susto, seu socorro foi imediato e por precaução o piloto foi levado para um hospital local, não tendo sofrido lesões graves.

 
Henri Forest será o representante brasileiro no Troféu Academia da FIA, na Europa
Após vencer a etapa de abertura do Campeonato Maranhense de Kart, disputada no último sábado (19), no Kartódromo de São Luís, Henri Forest se prepara para um grande desafio em sua carreira. O maranhense de 14 anos será um dos dois representantes brasileiros na temporada 2016 do CIK-FIA Academy Trophy, importante campeonato de kart, promovido pelo órgão responsável pelo kartismo na Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Ao todo serão 51 pilotos de 39 países diferentes, todos nomeados pelas Confederações locais, segundo critérios de idade (os competidores devem ter entre 13 e 15 anos), campeonatos disputados e disponibilidade para participar das três etapas do campeonato. A disputa começa entre os dias 21 e 24 de abril, em Essay, na França, depois segue para Portimão, em Portugal, entre os dias 23 e 26 de junho, e a etapa final está marcada para os dias 1º a 4 de setembro, em Kristianstad, na Suécia.

“Será uma honra defender o Brasil no Troféu Academia. Essa é uma competição muito importante, e agradeço ao Giovanni Guerra pela confiança em me indicar para essa vaga. Será o primeiro campeonato que vou participar na Europa, sei que o nível é muito alto e que a disputa é acirrada, mas estou me preparando bastante, vou dar o meu máximo para representar nosso país da melhor forma possível e levar a bandeira do Maranhão para o pódio”, comentou Henri Forest.

No Brasil, o responsável pela indicação dos pilotos é Giovanni Guerra, representante da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na CIK-FIA e Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM). Além de Forest, o paulista Victor Schoma também defenderá a bandeira verde e amarela no campeonato mundial.

“Como dirigente, é um orgulho ter dois representantes brasileiros numa competição tão importante como o Troféu Academia, e como Presidente da FAEM, é ainda mais especial ver um piloto maranhense chegando lá. Isso prova como o automobilismo em nosso Estado está crescendo. Tenho certeza que o Henri vai se dedicar muito e fazer um bom trabalho nessa primeira experiência dele correndo na Europa”, disse Giovanni Guerra.

A competição tem o objetivo de revelar novos talentos para o automobilismo internacional, e para isso, todos os participantes têm à sua disposição o mesmo equipamento, que neste ano será fornecido pela Tony Kart (fabricante italiana de chassis), motores Vortex e pneus Vega. Nos últimos anos, os representantes brasileiros foram Felipe Fraga, Victor Franzoni, Giuliano Raucci, Thiago Vivacqua e Pedro Piquet – todos pilotos que depois seguiram carreira em campeonatos internacionais de carros -, entre outros.

Além da disputa do Academy Trophy na Europa, Henri Forest tem um intenso calendário de competições em 2016. O maranhense participa dos dois principais campeonatos estaduais do país, em São Paulo, e também vai competir em campeonatos nacionais e no Sul-Americano, que acontece no Peru, em julho.

“Essa tem sido uma temporada intensa, em que estou participando de mais de um campeonato. É importante porque estou sempre em atividade, correndo em várias pistas e com equipamentos diferentes. Tenho feito também alguns treinos com o Rafael Suzuki, meu coach, e isso acelera minha evolução, para brigar sempre por bons resultados, independente da competição que esteja”, concluiu Henri, que antes da primeira etapa viaja para a Europa para treinos de adaptação, e ainda participa da 3ª etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo da Aldeia da Serra.

Henri Forest tem como coach (treinador) o piloto da Stock Car, também representante do Maranhão, Rafael Suzuki. O piloto tem o apoio de Governo do Maranhão e Fribal Franchising.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias