FUTEBOL INTERNACIONAL

Suiço Infantino é eleito presidente da Fifa

No segundo turno, suíço-italiano consegue 115 votos e vence xeque do Bahrein

o SUIÇO ELEITO COMO PRESIDENTE DA FIFA
Depois de 42 anos, a Fifa volta ao controle da Europa. Nesta sexta-feira, a entidade elegeu o suíço-italiano Gianni Infantino como seu novo presidente, colocando um fim à Era Blatter. Apoiado pela Uefa, o dirigente representa o retorno dos europeus no controle do futebol mundial, depois de décadas nas mãos de João Havelange e seu sucessor, Joseph Blatter.

Infantino somou 115 votos, superando seu maior rival, o xeque do Bahrein, Salman bin Ebrahim Al Khalifa, com 88, no segundo turno da votação. O príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein teve apenas quatro votos, enquanto Jérôme Champagne não recebeu nenhum.

O processo eleitoral foi a conclusão de uma crise que começou em maio de 2015, com a prisão de dirigentes em Zurique e que terminou, dias depois, com a queda de Blatter. O suíço foi obrigado a convocar novas eleições. Mas foi obrigado a abandonar seu escritório diante de suspeitas de corrupção.

Blatter, apesar de também ser suíço, jamais foi considerado como um representante dos interesses europeus na Fifa. Primeiro, por ser afilhado político de Havelange. Depois, por garantir seus votos justamente nas pequenas federações nacionais na África e no continente asiático.

Infantino, de 45 anos e secretário-geral da Uefa, também não era o nome escolhido para concorrer à presidência. Ele apenas se tornou candidato quando seu chefe, Michel Platini, foi obrigado a abandonar a corrida, também por suspeitas de corrupção. Infantino, assim, passou a herdar os votos do francês, mas insistiu por meses e em cada entrevista que ele não era Platini.

A última vez que um representante da Uefa controlou a Fifa foi em 1974, quando Stanley Rous foi surpreendido por Havelange e perdeu seu reinado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias