CARNAVAL 2016

Primeiro dia de desfiles começam com blocos tradicionais

Aproximadamente 60 grupos carnavalescos estão programados para esta sexta-feira gorda

BLOCOS DE CARNAVAL

Cerca de 60 grupos carnavalescos estão programados para esta sexta-feira gorda, na programação oficial do Carnaval de Todos Nós, realizado pelo Governo do Estado, em parceria a Prefeitura de São Luís. São blocos tradicionais, organizados e alternativos, tribos de índio, tambores de crioula, e shows com artistas maranhenses distribuídos em vários espaços da Praia Grande e da Madre Deus.

A programação destaca a diversidade da cultura maranhense. Nos cinco dias de Carnaval, 133 atrações carnavalescas percorrerão os quatro circuitos oficiais da folia. Estão inclusos na programação 37 Blocos Tradicionais, 12 Blocos Organizados, 10 Escolas de Samba, 13 Tribos de Índio, 11 Blocos Afro, 16 Blocos Alternativos, 30 grupos de Tambor de Crioula e quatro turmas de samba, além de bandas e artistas que farão shows solo.
Na Praia Grande haverá atrações em pontos da Casa do Maranhão (palco e tendas), Beco dos Catraeiros, Praça da Faustina e Praça Nauro Machado (shows). Em ambos os espaços haverá apresentações de blocos tradicionais, de samba e tribo de índio, shows com artistas maranhenses e tenda para tambor, começando simultaneamente a partir das 19h, mostrando a diversidade da cultura maranhense.
Os shows musicais acontecerão no Palco da Praça Nauro Machado com Tião Carvalho e César Teixeira, e no palco da Casa do Maranhão com: Rose Maranhão, Ribão, Serrinha, Nivaldo e Loba.
No Largo do Caroçudo (Madre Deus) foi montada a Tenda Mestre Leonardo, específica para o circuito Tambor de Crioula. A partir das 19h passarão por lá vários grupos a exemplo de Tambor de Crioula de Ubaldo, de Mestre Amaral, Mestre Nivô, entre outros. Há ainda grupos que se apresentarão na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Canto do Gavião, São Pantaleão, Ceprama.

Anel Viário
Os desfiles oficiais da Passarela do Samba começam hoje com os blocos tradicionais do Grupo B: Os Baratas, Dragões da Liberdade, Os Vigaristas, Vinagreira Show, Os Inacreditáveis, Companhia do Ritmo, Os Vingadores, Os Coringas, Alegria do Ritmo, Príncipe da Meia Noite, Os Guerreiros do Ritmo, Os Trapalhões e Os Guardiões.

A novidade é o Bloco Tradicional Os Baratas que estreia na Passarela do Samba com apenas 1 ano de fundação. Formado por amigos, brincantes e ritmistas da Madre Deus, alguns dissidentes de outros blocos tradicionais, o grupo já começa o carnaval na na Avenida, segundo a organização, buscando as primeiras colocações com um tema homenageando Zé Pereira Godão, fundador da Cia Barrica.
“Muitos de nós já tivemos passagem por outros blocos então resolvemos fundar um, já que a família Barata, tradicional na cultura maranhense, atua em várias atividades da Madre Deus e resolvemos contar a obra de Zé Pereira, grande ator cultural e nosso vizinho, na avenida”, conta Caetano Veloso, vice-presidente do Bloco.
Com o tema José Pereira Godão Cultura Viva do Maranhão, o bloco vai se apresentar com 100 integrantes, onde os brincantes estarão com fantasias do Boi Barrica e do Bicho Terra e os músicos com as vestes da Natalina da Paixão, produções de autoria de Zé Pereira Godão.

Programe-se
Carnaval de Todos – 19h
Praia Grande
Casa do Maranhão
Praça Nauro Machado
Praça da Faustina
Madre Deus
Largo do Caroçudo
Vila Gracinha
Canto do Gavião
Praça da Saudade
Ceprama

Passarela do Samba – Anel Viário
Desfile de Blocos Tradicionais do Grupo B
A partir das 17h

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias