Luta Olímpica ganha multiplicadores da modalidade no Maranhão
A capacitação aconteceu no ginásio Paulo Leite, no Complexo Esportivo Canhoteiro, em São Luís
Ministrado pelo coordenador de seleções da CBLA, Flávio Cabral, o curso envolveu aula teórica, abordando a história da luta olímpica e sua oficialização como modalidade no esporte brasileiro; e aula prática, com aquecimentos visando atividades para as escolas, atividades lúdicas, exercícios especiais para luta.
“Percebemos que os alunos absorveram bem todo conteúdo ministrado durante a capacitação e, agora, temos jovens com boas ideias para introdução da modalidade da Luta Olímpica no estado. O Maranhão possui agora uma equipe qualificada para fomentar a prática desse esporte”, afirmou Flávio Cabral.
De acordo com a lutadora de Jiu Jitsu, Jenny Chaves, a capacitação foi uma excelente oportunidade para agregar valor ao seu currículo de atleta e melhorar sua atuação no tatame. “A luta olímpica está abrindo novas portas pra mim, novas experiências no campo da luta. O curso me proporcionou mais conhecimentos e, diante disso, pretendo multiplicar os saberes dessa modalidade capacitando outros jovens futuramente”.
O curso de capacitação contou a participação de integrantes da Federação Maranhense de Lutas Associadas (FMLA). Para o presidente da entidade, Sandro Soares, foi uma experiência proveitosa, pela oportunidade de aprender a ensinar. “É grandiosa a oportunidade de participar de um curso com uma pessoa que vivencia, desde criança, a luta e hoje é coordenador de seleções dessa modalidade. Agora a FMLA vai trabalhar, juntamente com a Sedel, para popularizar a prática da luta olímpica no estado”, ressaltou Sandro.
Em visita ao secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, Flávio Cabral informou que, no início de março, o Ginásio Paulo Leite receberá um tapete olímpico para prática da Luta Olímpica, fruto de uma parceria ente CBLA e Ministério do Esporte.
O convênio tem o objetivo de estimular a prática da luta em todo Brasil. O tapete é o mesmo utilizado nos jogos olímpicos, com dimensões de 12 por 12 metros. A finalidade é inserir a luta olímpica em programas de iniciação esportiva no Maranhão.
Na oportunidade, a secretária adjunta de Esporte Educacional, Joslea Rodrigues, anunciou que, neste ano, em caráter de demonstração, o estado terá sua primeira participação com a Luta Olímpica dos Jogos Escolares Maranhenses 2016.