CULTURA

Espetáculo interativo nas ruas de São Luís

Cia São Jorge de Variedades traz sua turnê de apresentações e oficinas para o Maranhão com a encenação da peça São Jorge Menino, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, e prevê a participação do público

Foto: Caca Bernardes.


Caca Bernardes

Os atores da Companhia São Jorge de Variedades realizam o espetáculo São Jorge Menino ao ar livre

Já pensou em uma rua construída de papel por atores e plateia? A Cia São Jorge de Variedades, de São Paulo, vai apresentar na Grande São Luís o espetáculo São Jorge Menino, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. O grupo de teatro é um dos mais expressivos daquele estado e está realizando turnê de apresentações e oficinas em cidades do Pará e do Maranhão.
A turnê integra a comemoração dos 18 anos da Companhia. Com essa montagem, a Cia concretiza o sonho antigo de criar uma peça em que as crianças e seus familiares participam ativamente da apresentação, festejando a possibilidade de encontro e sonho que o teatro proporciona.
O dramaturgo e diretor Ilo Krugli, fundador do Teatro Ventoforte, a convite da Companhia, elaborou uma dramaturgia inédita a partir da figura legendária do cavaleiro São Jorge. llo Krugli, ao falar de seus trabalhos infantis – inúmeros e de excelência incontestável –, diz que trata-se de um teatro feito para crianças de até 100 anos.
Foto: Reprodução.


Reprodução

Cia São Jorge de Variedades

Segundo a produção, “o espetáculo é apresentado em espaços abertos e acontece no formato de um grande cortejo cênico que se desenvolve no percurso de uma ponta à outra de uma ‘rua’. Em cima da concretude empoeirada da cidade, desenvolve-se a história e constrói-se uma rua poética. Nessa manifestação artística, a plateia interage diretamente na encenação celebrando o encontro. Crianças e seus familiares são também protagonistas da obra tanto quanto os artistas em cena”. A montagem conta com dez atores e quatro músicos que regem a festa no intuito de transformar a encenação numa grande e gostosa brincadeira.

A direção geral é de Rogério Tarifa e a musical é de Lincoln Antônio. Todo o cenário e os figurinos são confeccionados com diferentes tipos de papéis. Uma vez que no espetáculo são prestadas homenagens aos pintores Cândido Portinari e Di Cavalcanti, a ideia é que esses corifeus junto com seu coro (público), literalmente, pintem o cenário. Como a encenação acontece em uma “rua” feita de papel, ela é construída diariamente junto com o público e, ao final de cada apresentação, temos uma rua diferente numa grande instalação construída por todos. Nessa via, as crianças conhecem os pintores Dica e Candinho, participam com os atores da apresentação e descobrem que o teatro é invenção de mundo, é jogo, é uma relação criativa com a vida.
O espetáculo foi criado em parceria com Sesc Belenzinho e cumpriu temporada de 10 apresentações entre março e abril de 2014, atingindo um público de aproximadamente 2000 pessoas.
Cia São Jorge de Variedades
Projeto coletivo, criado em 1998, com integrantes da Escola de Arte Dramática e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O grupo visa estabelecer, por meio de investigações permanentes, um processo de lapidação da cena bruta, se utilizando de artifícios e procedimentos simples e artesanais.
A base estética da companhia se apoia em referências múltiplas, de acordo com as necessidades de cada espetáculo, mas principalmente nas manifestações ritualísticas de canto e dança, mantendo como referência paralela as religiões afro-brasileiras. A dramaturgia tem como tema principal a discussão de questões éticas inerentes à diversidade e os paradoxos da cultura brasileira, desde sua formação, da colonização à contemporaneidade.
Atividades de formação
Foto: Reprodução.


Reprodução

Espetáculo São Jorge Menino consiste na interação com o público que cria uma "rua" por meio de arte

Além das apresentações, a Cia São Jorge de Variedades oferece também a oficina “Ao coro retornarás” para interessados em geral. A oficina é ministrada por integrantes da Cia e aborda temas e processos que fundamentam a criação do espetáculo e a prática artística da Cia São Jorge. Todas as atividades são realizadas com o apoio da Funarte, pelo Prêmio Myriam Muniz – Circulação de espetáculos de Teatro.

* Sinopse
O texto de Ilo Krugli, São Jorge Menino, conta a história de Jorge, um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirarem os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou a estátua. E assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge.
Já na saída, a grande mãe, a nossa mãe da rua, o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público. Jorge conhece os pintores Candinho e Dica, que pintarão o futuro e o passado dentro do espetáculo, uma homenagem clara aos pintores Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

* Serviço
Dramaturgia: Ilo Krugli
Direção: Rogério Tarifa
Direção Musical: Lincoln Antonio
Composições musicais: Jonathan Silva
Elenco: Adriana Aragão, Daniela Biancardi, Jonathan Silva, Lincoln Antônio, Marcelo Reis, Maurício Damasceno, Patrícia Gifford, Rodrigo Ramos, Rogério Tarifa e Vera Lamy.

* Apresentações
Dia 23/2
Panaquatira (Associação do Boi de Panaquatira)
Horário: 19h
Dia 25/2
São Luís (Casa do Maranhão)
Horário: 18h
Oficina: dias 24 e 25/02 de 9h às 12h
Local: Casarão Angelus Novus
Beco Catarina Mina, 123, Praia Grande

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias