CARNAVAL

Confraria do Copo: pronto para o carnaval 2016

Tradição no carnaval de São Luís, além da animada programação, este ano investiu em mais segurança para os foliões

Selo de Carnaval

O pessoal da Confraria do Copo já está com quase tudo pronto para a 16ª edição do Baile de Rua da Confraria, que é realizado sempre na sexta-feira gorda de carnaval, portanto, dia 5 de fevereiro, a partir das 21h, próximo à sede do Bloco, no Caminho da Boiada (Centro), dando o pontapé para o carnaval de rua 2016. Este ano, além da anfitriã, Banda da Confraria, a festa terá a participação da Banda do Solar das Flores e do cantor Carlinho Veloz.

“Esse baile é sempre muito aguardado por todos. É um baile popular, aberto ao público, democrático e que já virou tradição no pré-carnaval de São Luís”, aponta João Azevedo, presidente e fundador do Bloco sediado no Caminho da Boiada.
bloco confraria do copo
Este ano, para garantir não só o entretenimento, mas a segurança do folião, a organização está com uma estrutura mais efetiva de revista, atendendo à medida que prevê a proibição da venda de bebidas – alcoólica ou não – em garrafas e recipientes de vidro, prevista no Decreto 47.756 de 20/01/16. “Vai ser uma revista mais minuciosa para impedir que as pessoas entrem no baile, embora seja aberto ao público, portando garrafas de vidro. É uma segurança a mais para os brincantes”, explica João Azevedo, completando que o evento tem apoio de segurança contratada e de segurança pública.
No período de carnaval bloco e banda da Confraria animam os carnavalescos no carnaval de rua e de clubes. O Bloco da Confraria do Copo já existe há 19 anos, mas somente três anos depois de fundado foi dado início ao baile que no primeiro ano era direcionado às crianças e aos idosos.
“Começou como uma festa mesmo dos amigos, dos vizinhos e naquele ano tivemos a participação da Turma do Vandico e do grupo de pagode Cobra Criada. Agora o baile cresceu, tanto em termos de estrutura, quanto de atrações e de público. Estão sendo esperadas pelo menos 1.500 pessoas”, acredita João.
O bloco integra o grupo de agremiações carnavalescas da categoria blocos alternativos e usa um mini trio atraindo pelo menos três mil pessoas. Em média, o bloco se apresenta com 12 músicos, entre vocais e instrumentistas de percussão, sopro, teclado, bateria, guitarra e contrabaixo. O repertório, segundo João Azevedo, mescla sucessos de antigos carnavais, que vão do samba às marchinhas, passando por releituras de músicas maranhenses e composições autorais.
À frente do bloco um boneco gigante confeccionado em isopor e outros materiais sintéticos, medindo cerca de 2,5m, simbolizando um degustador de cerveja.
A entrada para o baile é gratuita, mas o kit para o bloco/trio que vai sair nos dias de carnaval está sendo vendido a R$50,00 e pode ser adquirido na sede do bloco, ou Floricultura Rosas e Cia, ambos no Caminho da Boiada.

Circuito de rua

Este ano, conforme determinação do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, os trios farão o trajeto partindo da entrada Ceprama para a rua de São Pantaleão. A Confraria do Copo convida, portanto, todos os foliões para a concentração que será às 16h, nos 4 dias de carnaval, na porta do Ceprama. “Teremos ainda uma apresentação da banda no sábado (6), às 11h da manhã na Casa do Maranhão fazendo a festa com todos os sucessos do carnaval”, convida João Azevedo.

Saiba mais
A Confraria tem 5 discos lançados: CD experimental (2004), Folia na Ilha (2008), Beijo na Confraria (2009), Campeã da Alegria (2010) e No Meio da Banda (2011). Para o carnaval deste ano o bloco fez uma coletânea com os sucessos dos 5 discos.
Além desses CDs a Confraria do Copo classificou as músicas Trombone de Vara, Não Seca a Pimenteira, A Marcha do Pequinez, Folia na Ilha e Marchinha do Garçom em Festivais de Músicas Carnavalescas.
Em todos os discos os arranjos e algumas composições são de autoria dos próprios integrantes do grupo. “São ritmos genuinamente maranhenses como os do bloco tradicional, tribo de índio, tambor de crioula, mesclados com outros gêneros como a tradicional marchinha de carnaval e músicas do estilo contemporâneo”, acrescenta João Azevedo.

Programação do Bloco no Corredor da Folia
Inicio – Ceprama
Dispersão – Final da Rua de São Pantaleão (Cajazeiras)
Horário de concentração – 16h
Datas – 6,7,8 e 9 de fevereiro

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias