PROGRAMAÇÃO

Confira as atrações do carnaval pelo Maranhão

A programação conta com blocos de rua, bandinhas, bandas de forró e muito axé

Selo de Carnaval

Se a época é de crise financeira, para muitos essa preocupação fica um pouco de lado quando chega a época momesca. Prefeituras de cidades mara­nhenses, com forte tradição de festa carnavales­ca, ou mesmo as que não têm, preparam um carna­val para este ano com várias atrações para atrair um público que gosta, principalmente, de axé, arrocha e forró.

Esses ritmos, na contramão do carnaval de rua da capital, São Luís, que prima pela tradição, atraem cada vez mais um público segmentado que nesse pe­ríodo migra para os municípios com um objetivo: se divertir. Algumas prefeituras investem em artistas de expressão nacional para tentar atrair visitantes, além de poucas atrações locais. Em Pinheiro, a festa começa na sexta-feira, 5, com Gargamel e Thiaguinho & Mala Mansa. Well Marques, Gasparzinho, Bruno Shinoda, Andson Mendonça & Filhinho de Papai, Oz Bambaz, Traíra de Óculos, Gasparzinho, Bruno Shinoda, Ban­da Miragem, Forró Turbinado, Banda Tricha, Traíra de Óculos e a Banda Bambambam de São Luís, dentre outras atrações de 2016. A banda Chicabana, a grande esperada da festa, se apresenta na segunda-feira, dia 8.

São Domingos do Maranhão apostou em uma progra­mação com artistas locais e também de São Luís. Dentre elas, a Banda Makina du Tempo, que animará os qua­tro dias de carnaval. A programação, porém, começa na sexta-feira, 5, com blocos de rua e bandinhas. Também estão na programação bandas de forró como Forró dos Plays, Alta Tensão, Samba Ceuma, entre outras.

“Nós vamos tocar de sábado (6) a terça-feira (9) na cidade e preparamos um repertório que vai dos anti­gos carnavais até os atuais. Então nós teremos frevo, marchinhas e sambas; vamos fazer um medley de axé das antigas e também as músicas que fazem sucesso todos os anos nessa época, como Metralhadora, Gor­dinho do Saveiro, Violão e o Cachorro, e outras como Muriçoca, Gordinho Gostoso, enfim, as músicas que fazem e fizeram sucesso nos carnavais”, conta Fernan­do Rodrigues, guitarrista e diretor musical da banda.

Na cidade de Caxias, a Princesa do Sertão, a pro­gramação é de 4 a 9 de fevereiro a partir das 20h, em vários locais da cidade. Estão programadas vá­rias atrações, dentre elas, as bandas Forró Sacode, Robyssão, Farra da Gordinha, Chicabana, Fabrícia, e bandas locais . No dia 4 a programação começa com o Bloco “As Marias”, com Farra da Gordinha, às 19h. Concurso de corso, cortejos, apresentações de grupos e bandas locais, se apresentarão no Cen­tro Histórico, na Passarela do Samba e na Avenida Alexandre Costa. A programação inclui ainda ma­tinê para as crianças.

Em Cururupu, as principais atrações são um mis­to de forró, axé e suingueira. Chicabana, Bruno Shino­da, Muke Pimenta, Toca do Vale, Carimbada, Brasas do Forró, Furacão, Herton Rá e banda, entre outros, farão o carnaval da cidade.
Divulgação
Chicabana do interior
A banda fará carnaval em seis cidades maranhenses. Duas por noite: Caxias e Codó (7), Cururupu e Pinheiro (8), Barra do Cor­da e Santo Antônio dos Lopes (9). Como se preparam? Com muita energia.
Com oito anos de carreira, a Chicaba­na tem fãs em todo o Brasil. O grupo que foi criado em Serrinha (BA), em 2007, chega a fazer mais de 20 apresentações por mês.Formada por Kiko (vocal), Alex (bateria), André (baixo), Danilo (teclados), Rodrigo e os irmãos Fábio e Fabrício (percussão) e Jair (guitarra), tem entre os seus sucessos, as músicas O amor da sua vida, Eu quero só você, Mara, IPad, IPhone, Ipod, IDentro, Anjo meu, Eu pago pra ver, entre outras.
marcia fellipe
O antigo e o moderno
No município de Barra do Corda para ga­rantir que a população local e o grande número de turistas que frequentam a cidade durante o período carnavalesco tenham dias de folia com muita diversão, a prefeitura fez um mix de artistas locais e nacionais. Entre as atrações mais aguardadas estão os cantores Matheus Fernandes e Márcia Felippe e a banda Chica­bana, que tocam à noite no espaço cultural do bairro Trisidela de Barra do Corda.

À tarde haverá desfiles dos blocos de sujos e blocos antigos tradicionais do carnaval de rua da cidade, como Cachacinhas, Porca Abusada, Galinha Morta, Cai N’Água, entre outros. À noi­te na praça Melo Uchoa acontece o projeto Re­vivendo os carnavais, em que uma bandinha tocará antigas marchinhas.
Em Mata Roma, o tradicional e o moderno também vão se encontrar. Além dos grupos, blo­co tradicionais e bandas locais, outras atrações como Casadões do Forró, Romim Mata, Thia­guinho e Mala Mansa, Forró Saborear, Banda Caldeirões e Trio Pit Bull, que fará a abertura no sábado para sacudir os foliões e os blocos tradicionais pelas ruas da cidade.

Em Bacabal a extensa programação inclui, Frevança, Farra da Gordinha, MaroSamba, Mi­nhas Divas, Forró da Chica, Fofa Elétrico, Mara Pavanelly, entre outras atrações. Mara Pa­vanelly inclusive fará apresenta­ções ainda nas cidades de São Benedito do Rio Preto (5),Esperantinópolis, Dom Pedro (6), São Ma­teus do Mara­nhão, Miran­da do Norte, Ana j a tu­ba (7), Pe­dreiras e Bacabal (8), Alto Alegre, Poção de Pedras e Lago dos Rodrigues.

Na cidade balneária de São José de Ribamar a programação diversificada é composta por atra­ções da terra. O Carnaval Tradicional será realiza­do no período de 6 a 9 em vários circuitos espalha­dos pelo município. “Realizaremos um carnaval tradicional somente com atrações ribamarenses, valorizando os grupos e a cultura de nossa terra”, afirmou Gil Cutrim, prefeito de Ribamar. Além da Sede, Vilas, Parque Vitória, Matinha, Mata Grande e Vila Sarney Filho, o Carnaval deste ano contará com dois novos circuitos, no Nova Terra e Turiúba

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias