Confira as atrações do carnaval pelo Maranhão
A programação conta com blocos de rua, bandinhas, bandas de forró e muito axé
Se a época é de crise financeira, para muitos essa preocupação fica um pouco de lado quando chega a época momesca. Prefeituras de cidades maranhenses, com forte tradição de festa carnavalesca, ou mesmo as que não têm, preparam um carnaval para este ano com várias atrações para atrair um público que gosta, principalmente, de axé, arrocha e forró.
São Domingos do Maranhão apostou em uma programação com artistas locais e também de São Luís. Dentre elas, a Banda Makina du Tempo, que animará os quatro dias de carnaval. A programação, porém, começa na sexta-feira, 5, com blocos de rua e bandinhas. Também estão na programação bandas de forró como Forró dos Plays, Alta Tensão, Samba Ceuma, entre outras.
“Nós vamos tocar de sábado (6) a terça-feira (9) na cidade e preparamos um repertório que vai dos antigos carnavais até os atuais. Então nós teremos frevo, marchinhas e sambas; vamos fazer um medley de axé das antigas e também as músicas que fazem sucesso todos os anos nessa época, como Metralhadora, Gordinho do Saveiro, Violão e o Cachorro, e outras como Muriçoca, Gordinho Gostoso, enfim, as músicas que fazem e fizeram sucesso nos carnavais”, conta Fernando Rodrigues, guitarrista e diretor musical da banda.
Na cidade de Caxias, a Princesa do Sertão, a programação é de 4 a 9 de fevereiro a partir das 20h, em vários locais da cidade. Estão programadas várias atrações, dentre elas, as bandas Forró Sacode, Robyssão, Farra da Gordinha, Chicabana, Fabrícia, e bandas locais . No dia 4 a programação começa com o Bloco “As Marias”, com Farra da Gordinha, às 19h. Concurso de corso, cortejos, apresentações de grupos e bandas locais, se apresentarão no Centro Histórico, na Passarela do Samba e na Avenida Alexandre Costa. A programação inclui ainda matinê para as crianças.
À tarde haverá desfiles dos blocos de sujos e blocos antigos tradicionais do carnaval de rua da cidade, como Cachacinhas, Porca Abusada, Galinha Morta, Cai N’Água, entre outros. À noite na praça Melo Uchoa acontece o projeto Revivendo os carnavais, em que uma bandinha tocará antigas marchinhas.
Em Mata Roma, o tradicional e o moderno também vão se encontrar. Além dos grupos, bloco tradicionais e bandas locais, outras atrações como Casadões do Forró, Romim Mata, Thiaguinho e Mala Mansa, Forró Saborear, Banda Caldeirões e Trio Pit Bull, que fará a abertura no sábado para sacudir os foliões e os blocos tradicionais pelas ruas da cidade.
Em Bacabal a extensa programação inclui, Frevança, Farra da Gordinha, MaroSamba, Minhas Divas, Forró da Chica, Fofa Elétrico, Mara Pavanelly, entre outras atrações. Mara Pavanelly inclusive fará apresentações ainda nas cidades de São Benedito do Rio Preto (5),Esperantinópolis, Dom Pedro (6), São Mateus do Maranhão, Miranda do Norte, Ana j a tuba (7), Pedreiras e Bacabal (8), Alto Alegre, Poção de Pedras e Lago dos Rodrigues.
Na cidade balneária de São José de Ribamar a programação diversificada é composta por atrações da terra. O Carnaval Tradicional será realizado no período de 6 a 9 em vários circuitos espalhados pelo município. “Realizaremos um carnaval tradicional somente com atrações ribamarenses, valorizando os grupos e a cultura de nossa terra”, afirmou Gil Cutrim, prefeito de Ribamar. Além da Sede, Vilas, Parque Vitória, Matinha, Mata Grande e Vila Sarney Filho, o Carnaval deste ano contará com dois novos circuitos, no Nova Terra e Turiúba