Tudo pronto para começar o Campeonato Maranhense 2016
O Campeonato Maranhense de 2016 será o de número 97 da história, que começou em 1918
Dos atuais times profissionais do nosso futebol, fundado em 1923, o Sampaio Corrêa foi o primeiro a ser campeão. Aliás, bicampeão em 1933 e 1934. O Tricolor já tinha sido vice-campeão em 1926 e 1927. O Maranhão Atlético Clube (MAC), que é de 1932, ganhou o campeonato pela primeira vez em 1937.
Já o Moto Club, que surgiu em 1937, custou a ser campeão, mas quando ganhou o título gostou de subir ao lugar mais alto do pódio e faturou o campeonato por sete vezes seguidas (de 1944 a 1950). O hépta do Papão é recorde no futebol do Maranhão. O Imperatriz, que foi fundado em 1962, mas custou a entrar na disputa do campeonato maranhense, só foi campeão em 2005. Atualmente é o campeão, pois faturou o título de 2015.
Recordista é a Bolívia
O maior recordista de títulos no futebol maranhense, a Bolívia Querida foi campeã por 32 vezes. O Moto ganhou 24 vezes. O MAC em 15 oportunidades. Depois vêm: Luso Brasileiro (8), Ferroviário (4), Tupan (3), Imperatriz (2), Bacabal, Footbal Athletic, Fênix, Vasco da Gama, Sírio, Vitória do Mar e JV Lideral (todos com 1).
Fórmula de disputa
O Campeonato Estadual deste ano terá a participação de oito times: Sampaio, Moto, MAC e São José (da Grande São Luís), Imperatriz (de imperatriz), Santa Quitéria (de Santa Quitéria), Araióses (de Araióses) e Cordino (de Barra do Corda).
A competição será disputada em três turnos. 1º turno – 1ª fase, 2ª fase (semifinal) e 3ª fase (final). 2º turno – 1ª fase, 2ª fase (semifinal) e 3ª fase (final). 3º turno (final).
Dois grupos
Os times estão divididos em dois grupos: Grupo A – Sampaio, Moto, São José e Araióses. Grupo B – Maranhão, Imperatriz, Cordino e Santa Quitéria. No 1º turno, a 1ª fase terá jogos de jogos de ida e volta, se classificando os dois primeiros de cada grupo. Na 2ª fase, haverá o cruzamento olímpico – 1º do A x 2º do B e 1º do B x 2º do A, com jogos de ida e volta. Os vencedores fazem a final (ida e volta).
No 2º turno, os times se enfrentam (no sistema só de ida) dentro do próprio grupo, se classificando os dois primeiros para a fase semifinal, que terá jogos de ida e volta, assim também como na fase final entre os dois que vencerem os confrontos semifinais.
O 3º turno terá somente os campeões dos dois turnos, mas se um mesmo time vencer os dois turnos aí este será o campeão maranhense “de arrastão”.