TRADIÇÃO

Sesc realiza ritual de Queimação de Palhinha

Durante a realização do ato, fiéis vão desmontando os presépios decorados com uma planta chamada murta

O Sesc realiza nesta quarta-feira, a tradicional “Queimação de Palhinha” a partir das 17 horas, na Área de Vivência do Sesc Deodoro. O ritual religioso centenário contará com a apresentação do pastor Menino Jesus, do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc.
O dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio após cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações em seguido é servido chocolate aos presentes. No Sesc, essa tradição é celebrada pelos integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) e encerra a programação de Natal da instituição.
A “Queimação de Palhinhas” retrata os reis magos em visita ao recém-nascido na manjedoura. Durante a realização do ato, fiéis vão desmontando os presépios decorados com uma planta chamada murta. Essas plantas são colocadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.
Enquanto são realizadas essa “queimação”, são cantadas ladainhas próprias para a ocasião e fazem pedidos para o ano que está começando. Segundo a técnica de Cultura do Sesc, Adriane Reis, o ritual é praticado por aqueles que têm alguma promessa a pagar.
A “Queimação das Palhinhas” é feita, tradicionalmente, nas casas, igrejas e terreiros de religiões de origem africana no Maranhão. A programação desta quarta-feira será acompanhada pelos idosos do Sesc, entre músicos e dançarinos, mas pessoas da comunidade.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias