A Seleção Brasileira Adulta Feminina comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa iniciou, nesta quarta-feira dia 6, no Ginásio do Esporte Clube Sírio, em São Paulo, a preparação para o Evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição será disputada de 15 a 17 deste mês na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio de Janeiro, com as seleções do Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela.
“Tenho que ressaltar a presença dessas jogadoras que atenderam a nossa convocação para defender o Brasil, e perde realmente quem não está aqui. É um grupo muito determinado e disposto a mostrar o seu melhor nessa fase de preparação. Importante a decisão da Clarissa de se apresentar independente da posição do seu clube”, disse o técnico Antonio Carlos Barbosa. “E Olimpíada é momento técnico, físico e emocional. Olimpíada não é lugar de considerar idade e nem ficar imaginando que não pode levar uma jogadora porque tem 32, 35 ou 37 anos. Não tem limite de idade e quem estiver nas melhores condições vai disputar os Jogos Olímpicos”, completou.
Uma das experientes da equipe nacional é a pivô Érika de Souza. Aos 33 anos, a jogadora vai participar pela terceira vez dos Jogos Olímpicos e defende a Seleção Brasileira desde 1998 quando ajudou o Brasil a conquistar o título do Campeonato Sul-Americano Cadete.
“Todo mundo sabe que eu sou patriota e amo a seleção. Onde e quando tiver seleção vou sempre dar o meu máximo. Agora vou focar junto com as meninas no evento-teste porque é uma fase de preparação para a Olimpíada. O mais importante e que as jogadoras que vieram estão com muita vontade de trabalhar e defender o Brasil. Eu tenho um orgulho muito grande de trabalhar com o Barbosa porque foi com ele que estreei na Seleção Brasileira Adulta na Copa América do Maranhão, em 2001”, destacou Érika.
Aos 27 anos, a pivô Clarissa dos Santos, do Corinthians/Americana, é um dos destaques da equipe nacional. Desde 2011 a atleta é convocada para a Seleção Brasileira principal e novamente fez questão de estar presente.
“O meu papel aqui é chegar e jogar porque acredito muito no trabalho dos profissionais que estão aqui. Eu me apresentei para dar o meu melhor para a Seleção Brasileira e a expectativa para o evento-teste é muito boa porque todas as atletas estão muito motivadas. Temos alguns dias de treinamento e a comissão técnica vai poder observar algumas jogadoras mais novas. Tenho certeza que o Barbosa (técnico) com sua experiência vai saber conduzir muito bem esse grupo nessa fase de preparação até a Olimpíada”, comentou Clarissa.
A Seleção Brasileira irá treinar em tempo integral até o dia 11 no Esporte Clube Sírio (Avenida Indianópolis, 1192 – Indianópolis), na capital paulista. Nesta quinta-feira (7), as jogadoras fazem musculação na Academia e treinam de 10h30 às 12h15 e 17h30 às 19h15. A partir do dia 12, os treinos serão no Rio de Janeiro e estão confirmados dois amistosos contra Argentina (12) e Austrália (13).
Treinamento em São Paulo
Data: 6 a 11 de janeiro
Local: Esporte Clube Sírio
Endereço: Avenida Indianópolis, 1192 – Indianópolis – São Paulo (SP)
Embarque Rio de Janeiro
Data: 11 de janeiro (2ª feira)
Voo: Azul (AD 5016)
Saída (17h40 de Brasília): Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)
Chegada (18h50): Aeroporto Internacional Tom Jobim “Galeão”
Treinamento no Rio de Janeiro
Data: 13 a 17 de janeiro
Local: Arena Carioca 1 no Parque Olímpico (Barra da Tijuca)
Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 / 40, Hall 1
Jogos Amistosos (sem a presença de público e da imprensa)
Brasil x Argentina
Data e horário: 12 de janeiro / 18h de Brasília
Local: Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) – Urca
Brasil x Austrália
Data e horário: 13 de janeiro / 16h30 de Brasília
Local: Arena Carioca 1 no Parque Olímpico – Barra da Tijuca
Aquece Rio / Evento-Teste
Local: Arena Carioca 1 – Parque Olímpico – Barra da Tijuca
Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 / 40, Hall 1
Sexta-feira (15 de Janeiro)
18h00 – Argentina x Austrália
20h30 – Venezuela x Brasil
Sábado (16 de Janeiro)
18h00 – Venezuela x Austrália
20h30 – Brasil x Argentina
Domingo (17 de Janeiro)
18h00 – Argentina x Venezuela
20h30 – Austrália x Brasil
22h45 – Cerimônia de Premiação
OBS: Horário de Brasília.