Foto: FOTOS: KARLOSGEROMY/ O IMPARCIAL.
Chef paulista Paula de Rose
Em um ambiente pequeno e aconchegante, no bairro Vinhais, funciona há cinco meses a Cozinha de Rose. Restaurante cheio de detalhes que valorizam o artesanato local e que misturam o rústico com a alegria das almofadas coloridas espalhadas no sofá de armação de paletes e cadeiras de madeira.
Pensado para que os visitantes se sintam em casa, o local serve pratos da alta gastronomia de forma simples, fartos e na panela em que são feitos. No cardápio, opções de receitas para quem gosta de risotos, massas, panquecas, sobremesas e as linguiças artesanais de diferentes sabores, flambadas na cachaça, que são uma atração à parte.Na dúvida, ao se deparar com a variedade, escolha aqueles que fazem sucesso entre os clientes, como linguiça de cordeiro, Catirina, que é um risoto que combina camarão com manga, ou o Aristocrata, que mistura uma boa massa de talharim com camarões.
A casa leva o nome da chef paulista Paula de Rose, que há sete anos mora no Maranhão, mas está em São Luís há um ano. Agora com seu próprio restaurante, ela pretende dar asas a sua criatividade, usando itens de qualidade e valorizando o tempero regional. De família italiana, Paula aprendeu a cozinhar ainda criança e, desde então, vem aperfeiçoando o talento na cozinha. Boa parte dos pratos é autoral e outros com adaptações singulares, que levam um toque ousado.
Um dos pratos criados pela chef é o Cupim Bagulho, um risoto de cupim que valoriza o sabor da carne, regado a vinho branco. O prato é servido no restaurante na frigideira, na qual é preparado, e serve bem duas pessoas com bastante fome.
Arrisque-se
Ingredientes
350 g de arroz arbóreo cozido
50ml de vinho branco
80 g de queijo parmesão ralado
1 concha de molho branco
200 g de cupim cozido desfiado
1/2 cebola cortadas em julienne
1 colher de pesto
sal a gosto
1 colher de azeite
100ml de caldo de carne
Modo de preparo
Arroz arbóreo – Em uma panela separada,coloque 150g de arrozar boreo, refogue com um pouco de alho o azeite. Acrescente caldo de carne aquecido e mexa até o arroz cozinhar e depois misture com os demais ingredientes.
Risoto – Frite a cebola no azeite até murchar, colocar o cupim e refogar com a cebola. Colocar o arroz, o vinho e um pouco de água com caldo de carne caseiro. Acrescentar o molho branco o parmesão e o resto. Finalizar com um ramo de manjericão.