MÚSICA

Projeto musical tem como objetivo fomentar o jazz e a bossa nova na capital

Os amantes do Jazz e da Bossa Nova tem local cativo para apreciar a produção local voltada para esses gêneros. O projeto Quinta JazzBossa, que estreiou nesta quinta, acontecerá uma vez por mês, na Taberna da Bossa (Rua Portugal), com artistas diferentes. As próximas edições já tem nomes confirmados, a exemplo da cantora Milla Camões, […]

augusto pellegrine
Os amantes do Jazz e da Bossa Nova tem local cativo para apreciar a produção local voltada para esses gêneros. O projeto Quinta JazzBossa, que estreiou nesta quinta, acontecerá uma vez por mês, na Taberna da Bossa (Rua Portugal), com artistas diferentes.
As próximas edições já tem nomes confirmados, a exemplo da cantora Milla Camões, o grupo Jazzencontros e o saxofonista italiano Matteo Pescarolo.
Augusto Pellegrini, um ícone para os apreciadores do gênero, é o grande entusiasta do jazz no Maranhão cantando nos palcos de teatros, festivais de jazz ou em casas de shows, numa carreira de quase 20 anos de dedicação ao gênero musical que ama.
Augusto é Cantor, compositor, escritor, articulista sobre futebol em jornais de São Luís, radialista, economista, e um dos maiores conhecedores e divulgadores de jazz, no Brasil, por meio de livros e do programa de jazz Sexta Jazz (Rádio Universidade FM), único do gênero no Maranhão, que está no ar há 31 anos.
Como cantor atuou nas principais casas noturnas, bares e teatros na cidade de São Luís, além de sido o apresentador oficial do 1º Lençóis Jazz e Blues Festival, realizado na cidade de Barreirinhas. Autor de um dos mais importantes livros sobre jazz em língua portuguesa – Jazz: Das Raízes ao Pós-bop, lançado pela editora Códex, também é contista.
“Tem um público que fica muito satisfeito quanto tem shows dedicados ao jazz, que frequenta os shows. O público maranhense tem tomado conhecimento do jazz há muito tempo. Eu tenho um programa de jazz no rádio há mais de 30 anos e com isso acho que consegui formar um bom público”, conta Augusto Pellegrini.
Os próximos convidados
A banda Jazzencontros teve início em 2013 com apresentações em projetos musicais, universidades e festas privadas. Surgiu da vontade de juntar o jazz cantado com a paixão pelo jazz instrumental. A Jazzencontros é uma banda antenada com o jazz contemporâneo, mas não deixa de beber na fonte de ícones que tornaram o jazz uma música com a força de comunicação planetária. São referencias sonoras da trupe os atualíssimos Tamuz Nissim, Cécile McLorin Salvant, Melody Gardot, Esperanza Spalding, e também artistas consagrados da classe de Ella Fitzgerald, Rosa Passos e da pianista maranhense radicada em Paris, Tania Maria.
Milla Camões é carioca de nascença, maranhense de coração, sua relação com a música começa aos 15 anos, aqui mesmo em São Luís (MA), cantando em coral, e se apresentando em festivais como o FEMACO. Em 1999, volta para o Rio de Janeiro e começa a cantar profissionalmente. De volta a São Luís desde 2003, tem se dedicado à música com exclusividade. Cria da MPB, suas influências vão do samba ao jazz, passando pelo blues, ritmos regionais.
Em 2006, ganhou o 1º Lugar e Melhor Intérprete no 19º FESMAP (Festival de Música de Pinheiro). Nos anos de 2006, 2007 e 2013 foi reconhecida pelo seu trabalho com o prêmio da Radio Universidade FM na categoria “Talento da Noite”, além das indicações, na mesma categoria, nos anos de 2010 e 2011. Tendo participado dos principais Festivais da Cidade a exemplo do Lençóis Jazz e Blues Festival, São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, Festival Maranhense de Música Carnavalesca, entre outros e abrindo shows de artistas locais e nacionais e ainda já tendo viajado à Europa para fazer shows.
Neste ano, além da gravação de seu primeiro CD, a cantora participa do Projeto Som Mará que reúne artistas locais para divulgação da música a nível nacional, onde já gravaram CD e DVD e está com viagens confirmadas pelo Brasil para a realização de shows.
Milla Camões costuma fazer um repertório com as melodias mais representativas da música brasileira e norte americana com uma pitada “jazzística”.
Matteo Pescarolo, músico saxofonista, cantor e compositor italiano está de férias no Brasil e tem formação musical pelo Conservatorio Musicale di Padova, University of Padua Scuola di Musicoterapia G Ferrari, Itália.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias