Foto: Carlos Aberto/OIMP/D.A Press.
A Bandida se concentrou na praça e em seguida arrastou centenas de foliões pelas ruas do Centro Histórico levando a sua musa
Com o tema Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção! o Bloco da Imprensa estreou no último sábado fazendo a festa no Centro Histórico. Mas não teve só esse bloco para a alegria dos foliões. As prévias carnavalescas ficaram bem animadas com o Bloco da Bicletinha, Banda Bandida e as atrações programadas pelo Carnaval de Todos, do Governo do Estado.
O Bloco da Imprensa reuniu milhares de pessoas na Praça dos Catraeiros, e diferente do que se pode imaginar, o Bloco não é só para profissionais da área de comunicação, mas para quem quer aproveitar as festas antes do período oficial. “É uma festa bem organizada, com segurança e boas atrações. Todos os anos a gente vem aqui”, garantiu a auxiliar de enfermagem, Mary dos Santos.
Para os organizadores o Bloco é uma tradição do pré-carnaval que é aguardado por todos. “Todos podem ficar à vontade. Isso aqui é uma festa que a gente preparou inicialmente para os jornalistas se divertirem, mas hoje ganhou uma proporção gigante. Todos querem o Bloco da Imprensa”, admitiu Joel Jacinto.
Todos os anos o Bloco ganha um tema atual que repercutiu na mídia. Desta vez a corrupção e a luta contra ela foram o foco do tema. “Corrupção sempre existiu, mas no ano passado os escândalos ganharam grande proporção. Foi prefeita ostentação, operação lava-jato, fraude na merenda escolar, enfim, muitos escândalos. A corrupção é o problema maior deste país, e este ano o Bloco da Imprensa quer dar um alerta e dizer que estamos lutando contra a corrupção, que queremos que esses corruptos sejam punidos”, pediu Célio Sérgio, organizador e um dos fundadores do Bloco.
Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, este ano e pela primeira vez em todas as edições, o Bloco também recebeu apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís. O presidente Douglas Cunha afirmou que jamais o Sindicato poderia ficar fora desse tipo de evento.
“Não é nada interessante ter um Bloco da Imprensa e o Sindicato ficar de fora. O tema de combate à corrupção é muito pertinente, é o assunto do momento. Nós estamos brincando, mas o assunto é sério. E segundo porque esse bloco é uma confraternização da imprensa, uma forma de oferecer um pouco de diversão”, opinou o presidente.
A primeira a se apresentar foi a Banda Piratas da Ilha que desde 2009 é uma das atrações do Bloco. Em seguida teve o bloco do Laborarte, Só Safados (com a participação especial de Patativa), depois o Bloco Tradicional Os Feras e a banda Amigos do Samba encerrando a noite com sambas e marchinhas, homenageando os antigos bailes carnavalescos. “É uma honra participar desse bloco e mostrar a nossa cultura levando as músicas carnavalescas para um grande público”, contou José Costa, presidente do grupo. Para esse evento, além de policiais militares garantindo a segurança do Centro Histórico e dos foliões, a organização contratou 30 seguranças particulares.
O Bloco terá ainda duas prévias: nos dias 23 e 30 de janeiro com várias atrações. No repertório, segundo os organizadores, somente músicas de carnaval: marchas, frevos, sambas, pagodes, sambas enredos e sambas temas dos Blocos Tradicionais, e de Blocos de Rua.
Praça Nauro Machado
A Banda Bandida, além dos blocos tradicionais Os Tremendões, Os Trapalhões, Os Coringas e Os Indomáveis, ocuparam a Praça Nauro Machado desde as 16h do sábado. A Bandida se concentrou na praça e em seguida arrastou centenas de foliões pelas ruas do Centro Histórico levando a sua musa, a Bandida, com figurino novo e moderno, uma boneca gigante, personagem principal da festa que acontece há 16 anos no carnaval de São Luís.
“Esse bloco é muito gostoso, divertido e o que a gente quer aqui em São Luís é se divertir. Nunca pensei que o carnaval aqui fosse assim tão bom”, disse a moradora de Belém (PA), Neide Carvalho. O comerciante Rafael Santos disse que iria percorrer todos os blocos do Centro. “Quando sairmos daqui vamos para a Bicicletinha e depois para o Bloco da Imprensa. A gente gosta de ver os blocos tradicionais e está bem tranquilo aqui”.
A Bicicletinha do Samba que este ano veio com o tema homenageando as olímpiadas que acontecerão no Rio de Janeiro, também concentrou muita gente. Em seu sexto ano, o bloco se estenderá durante todos os sábados até antes do carnaval. “Nós estamos com esse tema Viva o Esporte! Vamos pedalar uma maratona de folia reverenciando o esporte como um todo e trazendo atrações como a banda Kayambá, o DJ Tony Castro e a banda da Bicicletinha fazendo o melhor do carnaval”, contou o jornalista Gutemberg Bogéa.
Devido ao grande público que recebeu nas últimas edições, o Bloco não sai mais em cortejo tendo à frente a bicicletinha como fazia antes. “Achamos mais seguro para os foliões ficarmos aqui porque a Bicicletinha sempre aglomerou muita gente e temos que zelar pelo conforto de todos. Além do apoio da CPTur que toma de conta da área do Centro Histórico, temos mais 30 seguranças espalhados pelo local”, afirmou.