Em meio ao turbilhão de críticas geradas pela exclusão de artistas negros entre os indicados ao Oscar, a Academia de Hollywood divulgou nesta quinta-feira, 28, a primeira leva de convidados que entregarão estatuetas na 88ª edição da premiação, daqui a um mês. Dos onze nomes confirmados para subir ao palco, quatro são negros — a atriz vencedora Whoopi Goldberg, o comediante Kevin Hart, os cantores Pharrel Williams e The Weeknd.
“Cada um destes artistas traz um elemento maravilhoso e diferenciado ao palco do Oscar”, registra comunicado dos produtores David Hill e Reginald Hudlin. Completam a lista dos primeiros apresentadores confirmados a também vencedora Charlize Theron, os atores Ryan Gosling, Jacob Tremblay, Benicio Del Toro e Tina Fey, e os artistas Lady Gaga e Sam Smith.
A cerimônia do Oscar ocorre no próximo dia 28 de fevereiro em Los Angeles, nos EUA. Pelo segundo ano consecutivo, apenas pessoas brancas estão entre as indicadas às principais categorias artísticas do prêmio.
Grandes nomes da indústria cinematográfica, como o cineasta Spike Lee e o ator Will Smith, anunciaram que pretendem boicotar a festa em represália. A Academia respondeu com a promessa de alterações nas regras de adesão à entidade, visando ampliar a diversidade étnica, sexual e de gênero entre seus membros.