Neymar perde recurso e paga R$ 460 mil à Receita Federal
A sentença de 15 de janeiro, ratificou a punição que a Receita impôs ao craque do Barcelona e a seu pai em 2012, por ter declarado de forma irregular seus salários no clube paulista durante este período
A sentença de 15 de janeiro, enviada nesta quinta-feira à AFP, ratificou a punição que a Receita impôs ao hoje craque do Barcelona e a seu pai em 2012, por ter declarado de forma irregular seus salários no clube paulista durante este período.
O valor, 459.671,25 reais, havia sido depositado em uma conta extrajudicial a espera do julgamento do recurso e não voltará para o bolso do jogador.
A Receita determinou que o jogador e seu pai dissimularam através da empresa Neymar Sports como direito de imagem grande parte do salário que o Santos pagava a sua maior promessa.
A justiça estimou que este mecanismo “era uma forma de dissimular a retribuição paga pelo clube ao atleta Neymar Júnior” e que tanto o clube como jogador se beneficiaram de uma tributação menor do que o estipulado por lei.
A defesa de Neymar alegou no recurso que a decisão era errônea, já que, na época, o atacante ainda tinha um vínculo de “formação esportiva” com o Santos e que o pagamento foi feito diretamente à empresa NR Sports, sendo considerado indevidamente pela Receita como parte da remuneração do jogador.
O jovem Neymar, que já começava a atrair os olhares do futebol brasileiro e dos olheiros internacionais, assinou seu primeiro contrato profissional no dia em que completou 16 anos, em fevereiro de 2008.
Para o juiz federal Bruno Cézar da Cunha Teixeira, ficou claro, contudo, que o Santos já pagava um salário a Neymar e, por isso, rejeitou o recurso.
A poucos dias de depôr diante da justiça espanhola em relação à polêmica contratação pelo Barcelona, Neymar vem sendo alvo da justiça brasileira em várias frentes.
Em setembro, as autoridades brasileiras bloquearam 189 milhões de reais em ativos por suposto fraude fiscal entre 2011 e 2013, relacionados à transferência.
Meses antes, o próprio Santos denunciou o jogador à Fifa -junto com seu pai, sua empresa e o FC Barcelona- por irregularidades na transferência para o clube catalão.
Apesar dos problemas extracampo, Neymar vive a melhor fase da carreira como integrante do temido tridente ofensivo do Barcelona, ao lado de Luis Suárez e Lionel Messi. No início do mês, ficou entre os três melhores jogadores do mundo na premiação da Bola de Ouro.