Mulheres jogam games tanto quanto homens, diz pesquisa nos EUA
Estudo mostra que 60% dos entrevistados acreditam nos games como ”coisa de homem”, mas 48% das mulheres ouvidas dizem usá-los
A disponibilidade de jogos de vídeo para smartphones e tablets fez com que o público – em geral caracterizadas como jovens homens especializados no tema – aumente e se diversifique notoriamente.
Cerca de 49% dos adultos, independentemente do sexo, dizem ter jogado por meio de um computador, um console, uma televisão ou um telefone celular, de acordo com o levantamento realizado com 2.001 americanos entre meados de junho e julho.
No entanto, apenas 10% dos entrevistados se descreveram como “jogadores” (‘gamers’, em inglês), um termo que geralmente identifica os usuários mais apaixonados. Destes, cerca de dois terços são homens.
Menos da metade dos entrevistados acreditam que os videogames podem estimular a violência. A opinião é mais dividida sobre se os jogos são úteis. Cerca de 26% acreditam que os videogames são um desperdício de tempo, mas 24% pensam o contrário. “A percepção dos jogos pelo público em geral é complexa”, diz Maeve Duggan, um pesquisadores do Pew. “No debate sobre videogames, o público fica dividido sobre o conteúdo e seu impacto sobre os jogadores”.