Foto: Honório Moreira/OImp/D.A Press.
Coletiva para anunciar programas de incentivo ao esporte
O esporte maranhense irá experimentar novos ares este ano. O motivo para tanto otimismo é que foram apresentados, na manhã desta quarta-feira, os três projetos que serão executados no estado, todos incentivando a prática do esporte e lazer. O evento contou com a presença do governador Flávio Dino, do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, além do secretário de esporte e lazer (Sedel), Márcio Jardim.
A solenidade foi realizada no Palácio Henrique de La Roque, onde foram divulgados os nomes dos três projetos. O primeiro intitulado por “Mais Lazer para Todos”, o segundo “Caravana Mais Esporte e Lazer”, ambos objetivam levar atividades de esporte, lazer e recreação para 38 municípios do estado. O terceiro e último é focado na infraestrutura, batizado de “Mais Esporte e Lazer para Todos”, o qual irá beneficiar 23 municípios com a construção de ginásios esportivos.
De acordo com o secretário Márcio Jardim, a intenção é tornar palpável aquilo que o esporte sabe fazer de melhor, que é a “inclusão social, promoção da igualdade e oportunidades econômicas”. “É direito de todo trabalhador, criança e jovem, ter oportunidades ao entretenimento e lazer. Essas iniciativas preenchem uma lacuna e carência existentes em nosso estado”, comentou.
Segundo o governador Flávio Dino, existe um conjunto de ações visando a infraestrutura de espaços para a prática do esporte. “O nosso objetivo até o final do governo é expandir a infraestrutura esportiva, incentivar o esporte educacional nas escolas, pois os programas estarão articulados às atividades realizadas nas escolas”. Ele abordou ainda sobre a prática esportiva comunitária através do programa “Mais Esportes” e o de alto rendimento mediante apoio financeiro como o que está sendo feito com o futebol maranhense.
Também esteve presente no evento, a jogadora da equipe de basquete feminino do Sampaio Corrêa, Iziane Castro. Ela destacou que o esporte precisa ser interpretado pelo governo como uma política pública, aliado à saúde, educação e a redução da criminalidade. “O esporte tira as crianças da ociosidade, dá uma oportunidade para elas. Ele também proporciona uma vida mais saudável, além de abrir caminho para o surgimento de grandes atletas”, disse.
Os programas
Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A.Press.
Coletiva de Imprensa para tratar do apoio e investimento no Campeonato Maranhense de Futebol
Visando desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) desenvolveu o Projeto “Mais Lazer para Todos”, que engloba a realização de atividades físicas, jogos e recreação.
Durante a realização dos programas, haverá, também, apresentações culturais e artísticas, bem como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As ações serão realizadas no período de quatro dias, iniciadas com uma visita técnica e capacitação de agentes de esporte e lazer direcionada aos gestores, estudantes, professores e agentes comunitários para melhor atuação em atividades esportivas e de lazer em seus municípios.
As atividades serão diversificadas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais. O projeto tem como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos. Em sua primeira edição, serão contemplados pelo projeto os municípios de Água doce, Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Mirinzal, Pedro do Rosário, Porto Rico, São Raimundo do Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana, Vitorino Freire e Vitória do Mearim.
Já a iniciativa “Mais Esporte e Lazer”, objetiva um movimento de ação e mobilização social pelo esporte que promove ações de lazer e práticas esportivas, tais como caminhadas para idosos, brincadeiras infantis, torneio de futebol para adultos, além de jogos de dama, xadrez, vôlei, tênis de mesa, basquete, dentre outros.
A Caravana conta também com o “Cine Esporte”, com veiculação de vídeos e filmes com temáticas esportivas. As ações contam com 45 pessoas, sendo 30 do projeto e 15 contratadas nos municípios contemplados pelo programa, que são Alcântara, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bacuri, Balsas, Bequimão, Buriticupu, Carutapera, Cururupu, Caxias, Edson Lobão, Paço do Lumiar, Parnarama, Porto Franco, Presidente Dutra, São Luís, Tuntum e Vargem Grande.
O programa de infraestrutura
“Mais Esporte e Lazer para Todos”, que visa melhor estruturação física de locais de esporte e lazer em 23 municípios, compreende a construção de praças esportivas, que serão equipadas com pista de ciclismo, área de ginástica, estacionamento, playground, além de ginásio poliesportivo, com área total de 5.691m² por praça, feito de acordo com base nas normas de acessibilidade.
“O programa ‘Mais Esporte e Lazer para todos’ é o maior investimento em praças esportivas do Maranhão nos últimos anos. A nossa missão é, por meio deste projeto, ampliar o acesso ao esporte e ao lazer, e gerar maior inclusão de pessoas por meio da prática esportiva”, destacou Márcio Jardim.
Campeonato Maranhense de Futebol 2016
Para o presidente do Moto Club, Hans Nina, presente no evento, o lançamento dos três programas são “uma atitude inédita aqui no Maranhão”. “O apoio que tem sido oferecido precisa ser parabenizado. Houve a democratização da Lei de Incentivo ao Esporte, não só os clubes de futebol estão sendo atendidos, mas toda a atividade esportiva tem sido assistida de forma satisfatória”, observou.
Nina ainda destacou que as lutas continuam, mas que com o apoio da secretaria e do estado será possível fazer aquilo que é de competência do esporte, pois este é essencial para a sociedade.
Neste ano, o campeonato contará com oito clubes: Araioses, Cordino, Imperatriz, Maranhão Atlético, Moto Club, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria e São José de Ribamar. As disputas acontecem a partir do próximo domingo, dia 24. Os dois times com melhores resultados durante as disputas serão os representantes do Maranhão na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2017.
“O nosso estado é uma potência na prática do futebol. Nossa intenção é incentivar ainda mais, ampliar o acesso a ele e apoiar os atletas locais, a fim de alcançar bons resultados em competições maiores”, enfatizou o secretário da Sedel, Márcio Jardim.