Um cortejo cultural liderado pelos blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” marcou a abertura da exposição “Papel da Fantasia na Memória Museal”, realizada na última sexta-feira. Retratando os diferentes momentos do carnaval maranhense, a exposição encontra-se na Casa da FÉsta, localizado nas dependências do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, Praia Grande.
Para celebrar o lançamento da exposição, foi realizado um cortejo que saiu do Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, até o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Os dois espaços são da Superintendência de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Gultura. No trajeto, os batuques, os ritmos e as fantasias dos blocos chamaram a atenção dos curiosos que parar para assistir.
A diretora Ana Cláudia Moraes, do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, disse que foi feita uma seleção dos itens que remetem ao carnaval juntamente com o Museu Casa de Nhozinho. “Quisemos envolver tanto as fantasias quanto os arquivos escritos, como livros, fotografias, imagens, entre outros elementos. Esta exposição fica de modo temporário, sendo substituída por outra que selecionarmos”, afirma a diretora.
Para o publicitário Bruno Martins, os blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” trouxeram mais alegria para o Reviver, por despertar a curiosidade dos que estavam no local. “Eu fico muito feliz com toda essa movimentação, pois percebemos que a Secretaria de Estado da Cultura tem valorizado a nossa própria cultura. Gosto de ver estas intervenções já que atrai olhares de muitos curiosos que estão no local”, falou Bruno.
A exposição é montada com mais de cem peças, como cartazes, fotos com outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços, tecidos e toda uma gama de materiais e documentos, que, de maneira clara, traçam um perfil das nossas tradições, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. O objetivo é atrair a atenção do público para a história do carnaval maranhense e os elementos que o compõem.