CULTURA

Exposição retrata o carnaval maranhense em diferentes momentos

A montagem contém mais de cem peças, como cartazes, fotos e uma gama de materiais e documentos

fuzileiros da fuzarca
Um cortejo cultural li­derado pelos blocos “Os Fuzileiros da Fu­zarca” e “Os Vampiros” marcou a abertura da exposição “Papel da Fantasia na Memó­ria Museal”, realizada na últi­ma sexta-feira. Retratando os diferentes momentos do car­naval maranhense, a exposição encontra-se na Casa da FÉsta, localizado nas dependências do Centro Cultura Popular Do­mingos Vieira Filho, na Rua do Giz, Praia Grande.
Para celebrar o lançamento da exposição, foi realizado um cortejo que saiu do Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, até o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Os dois espaços são da Superintendên­cia de Cultura Popular da Secre­taria de Estado da Gultura. No trajeto, os batuques, os ritmos e as fantasias dos blocos cha­maram a atenção dos curiosos que parar para assistir.
A diretora Ana Cláudia Mo­raes, do Centro Cultura Popu­lar Domingos Vieira Filho, dis­se que foi feita uma seleção dos itens que remetem ao carnaval juntamente com o Museu Casa de Nhozinho. “Quisemos envol­ver tanto as fantasias quanto os arquivos escritos, como livros, fotografias, imagens, entre ou­tros elementos. Esta exposição fica de modo temporário, sendo substituída por outra que sele­cionarmos”, afirma a diretora.

Para o publicitário Bruno Martins, os blocos “Os Fuzilei­ros da Fuzarca” e “Os Vampiros” trouxeram mais alegria para o Reviver, por despertar a curio­sidade dos que estavam no lo­cal. “Eu fico muito feliz com toda essa movimentação, pois perce­bemos que a Secretaria de Es­tado da Cultura tem valorizado a nossa própria cultura. Gosto de ver estas intervenções já que atrai olhares de muitos curiosos que estão no local”, falou Bruno.

A exposição é montada com mais de cem peças, como car­tazes, fotos com outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços, tecidos e toda uma gama de materiais e documen­tos, que, de maneira clara, tra­çam um perfil das nossas tradi­ções, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. O objetivo é atrair a atenção do público para a his­tória do carnaval maranhense e os elementos que o compõem.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias