Com a proximidade da festa mais popular do Brasil, o carnaval, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, espaço ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma) iniciou, na última sexta-feira, a Exposição Carnaval de Todos. A intenção, além de atrair a atenção do público e de turistas, é fazer um resgate histórico de adornos e roupas tão comumente usados durante o carnaval.
As roupas expostas são de blocos e clubes tradicionais de São Luís, sendo alguns premiados por sua beleza. Fantasia como as de Iemanjá do Bloco dos Fuzileiros da Fuzarca e do mestre-sala e porta-bandeira da Turma do Quinto são algumas que estão sendo colocadas em exposição, além de fantasias comuns de clubes como as de faraó, africanas, indianas, entre outras. “A nossa intenção é mostrar para o público e aos turistas que tudo é bem aceito, tentamos retratar diferentes tipos de fantasias das mais tradicionais como a do fofão de máscara feita de papel couchê, que é feito manualmente e considerado uma obra de arte, até o fofão mais moderno com máscara de látex que tem composto o nosso carnaval”, ressaltou o diretor do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Alaim Moreira Lima.
Durante a exposição, o público poderá conhecer um pouco mais da história e das músicas tradicionalmente tocadas durante esta época do ano. O Odylo Costa, filho, foi equipado com três espaços: o de fantasias, de músicas tradicionais e máscaras. Algumas máscaras estão sendo vendidas no próprio Centro durante todo o período da exposição, que deverá ocorrer até a quarta-feira de cinzas, que neste ano cai no dia 10 de fevereiro. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, em um horário especial, de 15h às 21h