Saindo todos os sábados da Avenida Litorânea rumo à Casa das Dunas, o Bloco Aurora das Dunas tem arrastado centenas de foliões. Ao som de marchinhas, com ou sem fantasias, mascarados ou não, o púbico tem curtido um carnaval tradicional, segundo a organização. Neste sábado, 16, mais um pré-carnaval está sendo preparado, a partir das 17h, com várias atrações do carnaval de São Luís.
O Bloco faz um trajeto de aproximadamente uma hora até chegar na Casa das Dunas, onde acontecem os shows. “Tivemos a ideia de fazer um bloco jovem, mas com perfil do carnaval tradicional. Então fizemos um mix com as brincadeiras locais tradicionais, a distribuição de máscaras, as fantasias e uma banda de sopro tocando marchinhas justamente para trazer o jovem para esse resgate dos antigos carnavais”, conta a idealizadora do Bloco, Raina Cavalcante.
Pelo menos mil máscaras são distribuídas ao público em cada edição do Bloco. Já a banda de sopro é composta por 12 músicos que vão à frente do bloco até chegar à Casa das Dunas. A concentração será no Guaraná do JC. O folião poderá vestir a fantasia, ouvir as marchinhas de carnaval com a banda de sopro e jogar confetes e serpentinas. “Foi uma parceria que fizemos e lá chegando o público se diverte com grandes atrações locais e nacionais”, comenta Raina.
O Bloco sairá apenas neste mês de janeiro aos sábados, com exceção do dia 24 (domingo), excepcionalmente, em que será a apresentação do grupo É O Tchan relembrando o melhor do axé music com Beto Jamaica e Cumpadi Washington, que farão todos dançar as coreografias que fizeram sucesso com o grupo.
No dia 30, sábado magro de Carnaval, é o encerramento do Bloco com um grande encontro de axé das antigas, com o Gogó de Ouro, ex-Timbalada Ninha e Reinaldinho da Bahia (ex-Terra Samba). Em seguida, finalizando o primeiro ano do Bloco, a banda de forró Falamansa.
É o Tchan
O grupo É o Tchan chamava atenção pelas letras sensuais e irreverentes, pelo rebolado das dançarinas e pelo bom humor. Líderes no quesito swing baiano e referência para outras bandas do mercado de entretenimento do pagode, Beto Jamaica e Compadre Washington voltaram aos palcos há três anos e tem apresentado em seus shows a nova música Bota a Cara no Sol. A música é a aposta do grupo para o verão 2016 e fala de forma bem-humorada sobre se jogar no verão independentemente do tipo físico. Liderada pelos vocalistas Beto Jamaica e Compadre Washington, a banda já contabiliza 20 anos de história e se tornou um fenômeno musical nos anos 1990 com mais de 10 milhões de discos vendidos.
Falamansa
O Falamansa surgiu em 1998, mas foi em 2000 que a banda estourou no Brasil. O primeiro disco da banda, Deixa Entrar, chegou a faturar disco de diamante. Com seu carisma e ritmo contagiante, a banda mistura o forró universitário com o forró pé-de-serra atualmente lota shows para milhares de pessoas de norte a sul do país. O Falamansa mistura o carisma e a alegria do forró jovem, sem desprezar as raízes desse ritmo tão brasileiro e deve trazer surpresas para o pré-carnaval da Ilha.
Reinaldinho
Reinaldo Nascimento, mais conhecido como Reinaldinho, tem uma vasta carreira musical, além do Terra Samba que projetou seu talento nacionalmente, o artista tem no currículo participações nas bandas Odoyá, Raízes do Pelô, Melô do Samba, Samba Scorpion e ainda passou pela percussão do Araketu. No Terra Samba vendeu mais de 3 milhões de cópias de discos e lançou hits como Carrinho de Mão, Liberar Geral, entre outros.
Ninha
O cantor Ninha se consagrou no cenário brasileiro pela sua trajetória à frente da banda Timbalada. Depois de 15 anos como vocalista do grupo, o ‘Gogó de Ouro da Bahia’ segue carreira solo. Ninha deve relembrar sucessos como Água mineral, Beija-flor, Mimar você, Margarida perfumada, A latinha, entre outras.