Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas.
O brasileiro Thomaz Bellucci busca sua primeira vitória em 2016 contra rival australiano
Único brasileiro na chave de simples do Aberto da Austrália, Thomaz Bellucci conheceu ontem seu caminho no primeiro Grand Slam do ano. Atual 37º do mundo, o paulista estreará contra o convidado local Jordan Thompson, de 21 anos e 149º colocado.
Será a oitava participação de Bellucci em Melbourne, sendo que ele tem quatro vitórias e sete derrotas em seu histórico no torneio. Em Grand Slam, o canhoto de 28 anos já venceu 20 jogos e perdeu 27. Thompson, por sua vez, jogou as duas últimas edições do torneio como convidado, mas sempre perdeu na estreia.
Na atual temporada, Bellucci fez apenas duas partidas e foi superado nas rodadas de estreia dos ATPs de Brisbane e Sydney. Seus algozes foram David Goffin e Alexandr Dolgopolov. Thompson optou pelo paradisíaco challenger de Noumea, na Nova Caledônia, venceu três jogos e parou na semi. No início da semana, conseguiu sua primeira vitória em ATP contra o canhoto Martin Klizan em Sydney.
Caso supere a rodada de estreia, Bellucci poderia encontrar o cabeça 31 americano Steve Johnson, que tem jogo duro contra o britânico Aljaz Bedene. Já em eventual terceira rodada, há chance de encontros com David Ferrer ou Lleyton Hewitt. O espanhol estreia contra um rival vindo do qualificatório, enquanto o veteraníssimo australiano, que faz sua despedida das quadras, inicia contra o jovem compatriota James Duckworth.
Teliana estreia contra romena
De volta à chave principal do Aberto da Austrália depois de dois anos, Teliana Pereira terá um difícil teste logo na rodada de estreia. Única brasileira na chave principal, a pernambucana desafia a romena Monica Niculescu, jogadora de estilo pouco ortodoxo no circuito.
A número 1 do Brasil e 46ª do mundo já teve a oportunidade de enfrentar Niculescu, hoje 38ª colocada, no WTA de Bucareste do ano passado. Na ocasião, Teliana teve dificuldades contra a incomum sequência de slices de forehand da romena e teve que tomar escolhas agressivas que a levaram a cometer muitos erros e cair em sets diretos.
Teliana já tem duas vitórias em Grand Slam na carreira, mas ambas foram conquistadas no saibro de Roland Garros. Nos demais cinco Slam que disputou na chave principal, ela foi superada na rodada de estreia.
Caso supere sua primeira partida, há possibilidade de encontrar a cabeça 22 alemã Andrea Petkovic, que estreia contra a jovem russa Elizaveta Kulichkova. Elas estão em um setor da chave que pode cruzar com Carla Suárez na terceira rodada e Petra Kvitova nas oitavas.
A número 1 do Brasil vem da melhor temporada da carreira, tendo conquistado dois títulos de WTA no ano passado. Agora, Teliana busca a primeira vitória de 2016, depois de cair na primeira fase dos torneios de Brisbane e Hobart.