APRESENTAÇÃO

Show de Natal volta à Catedral da Sé

Catedral Metropolitana terá apresentação de Fernando de Carvalho, participações especiais, além de corais musicais que darão o tom natalino à festa que virou tradição

Cantor Fernando de Carvalho

Em meio a tantas festas, comemorações e celebrações, o Natal não pode deixar de ser lembrado como o aniversário de Jesus, Daquele que veio ao mundo para salvar a humanidade e pra isso deu a própria vida. E é para celebrar a data mais significativa do calendário religioso que o cantor Fernando de Carvalho e o Coral São João realizam hoje, 25, o tradicional show de natal, este ano intitulado Natal na Catedral, com as participações especiais do cantor Dhean Britto, do Grupo Lamparina, e da cantora Mairla Oliveira.

Com um coro de lindas vozes que se reunirão para cantar músicas que reverenciam o amor ao próximo, a paz, a união, a fraternidade e o amor de Deus, o local não poderia ser o mais apropriado: a Igreja da Sé (Catedral Metropolitana), às 20h. A última apresentação na Catedral da Sé foi em 2012. O local dispensa cenário, o momento será de apreciação da música e dos sons dos instrumentos tornando o evento ainda mais mágico.
“Acho que a própria imponência do local já é o cenário perfeito sem precisar que inventemos nada. Será estilo concerto mesmo. É diferente de fazer no teatro que tem corpo de baile, cenário e outros elementos. Vai ser uma noite voltada para a reflexão, para a música”, destaca Fernando de Carvalho.
Coral São João
Há mais de 20 anos, o artista apresenta, em São Luís, um espetáculo de Natal, sendo a maioria deles em parceria com o Coral São João, que abrirá o espetáculo neste dia 25. Em seguida, entra Fernando de Carvalho e depois os convidados. Este ano, o cantor estará acompanhado de uma banda formada por Luiz Jr. (direção musical, violão e guitarra), Rui Mário (teclado e acordeon), Edilson Gusmão (baixo) e George gomes (bateria).
No repertório do show, muitas surpresas e os clássicos do cancioneiro natalino. Fusões do erudito com o popular serão apresentadas em diferentes versões e em vários ritmos. O Grupo Lamparina, por exemplo, vai fazer um acompanhamento com o toque das caixas do Divino em algumas músicas do concerto, como Noite Feliz (Franz Gruber). Serão cerca de 15 músicas, entre clássicos nacionais e internacionais, a exemplo de Jingle Bells (James Pierpont), Adeste Fideles (tradicional), Boas Festas (Anoiteceu), A Paz (Gilberto Gil), entre outras surpresas.
“O Coral São João fica com essa parte mais erudita e eu com a popular, regional, nacional, porque, embora eu tenha essa voz, hoje a minha característica é a música popular. E no final teremos um grande momento com todos os artistas”, conta Fernando.
Para Fernando Mouchereck, regente do Coral São João, o mês de dezembro é o único período que os corais têm para mostrar o trabalho desenvolvido durante o ano. “Já tivemos várias apresentações pela cidade. Essa Cantata, com a participação de belíssimas vozes reverenciando o nascimento de Jesus ,é um concerto que é tradicional e que todos os anos recebe convidados ilustres nessa parceria com o Fernando de Carvalho”, diz o regente.
Evolução
O show no dia de Natal começou em uma pequena sala de apresentações artísticas do DAC (Departamento de Assuntos Culturais da UFMA) no Palacete Gentil Braga. Depois já foi realizado em lugares como a Igreja de Santo Antônio, Igreja da Sé, Convento das Mercês, Teatro Arthur Azevedo, Ceprama, Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Teatro Viriato Corrêa, entre outros.
Foi na terceira edição que o Coral São João, sob a regência de Fernando Moucherek, passou a integrar a celebração do Natal. A produção do espetáculo é do cantor Fernando de Carvalho e Coral São João.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias