Foto: Mauricio Alexandre/FUNC São Luís.
Réveillon na Praça Maria Aragão
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em mais uma parceria, realizarão o “Réveillon com a cara de todos nós”, festa da virada do ano que vai se concentrar em três pontos: nas praças Nauro Machado e Maria Aragão, no centro da cidade; e na Avenida Litorânea, entre a praia do Calhau e Olho D´Água. Oficialmente, a programação de shows terá início no dia 29 e vai se estender até o dia 3 de janeiro.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão, a ideia do réveillon deste ano foi privilegiar a diversidade cultural maranhense, apresentando o mosaico de manifestações culturais em um espaço. “Vamos reunir todas as manifestações culturais na capital maranhense. Será um mosaico cultural para demonstrar nossa riqueza em uma data especial e de grande mobilização”, disse Botão.
Atrações e programação
Pela primeira vez o réveillon na capital maranhense, grupos folclóricos e do carnaval vão participar da programação oficial, além de um grande número de artistas maranhenses em shows solos e em grupo. A abertura da programação será na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com shows da nova geração de artistas maranhenses.
Na Praça Maria Aragão, a prefeitura organizou a “Virada com Jesus”, programação religiosa reunindo nomes expressivos da música gospel, como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir, Zaquel Barros e Victor Gomes. Na “Virada com Jesus”, na Praça Maria Aragão, a programação do dia 31 se encerra à 1h.
A programação na Avenida Litorânea, que vai de 31 de dezembro a 3 de janeiro, acontecerá sempre a partir das 16 horas, estendendo-se até à 1h30. Os artistas maranhenses vão se apresentar no palco principal, montado na Praça do Parquinho, na praia de São Marcos. No trecho entre o parquinho e a Casa dos Smiths, na praia do Caolho, carros de som darão apoio aos blocos carnavalescos, bandas e grupos de bumba-meu-boi que vão se apresentar em cortejo.
“Em 2015, o Maranhão foi uma grande vitrine, por isso estamos recebendo turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. E como temos um leque de artistas e manifestações culturais, apenas um dia não seria suficiente”, explicou a secretária adjunta de Estado de Cultura, Vanessa Leite, sobre a organização do Réveillon 2015.
Estrutura
Estão mobilizados para atuar durante as festas órgãos públicos municipais como Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Púbicos (Semosp), Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semur), Guarda Municipal e outros. Eles vão garantir os serviços necessários nas duas principais áreas de concentração das festividades da virada do ano. Durante todo o período de realização dos shows, agentes de trânsito da SMTT orientarão o trânsito em toda a faixa da Avenida Litorânea.