CULTURA

Projeto transforma praça em cinema ao ar livre

A apresentação de sessões de cinema, que também foram exibidas na sexta e no sábado

cinema na rua
Jessiane Almeida, 17 anos, estudante do ensino médio, só havia tido contato com a ma­gia da sétima arte quando es­teve em São Luís. Moradora de Chapadinha, cidade que recebeu nesta semana a visita do pro­jeto “Mais Cultura e Turismo”, ela quis garantir um lugar nas primeiras filas no cinema ao ar livre, montado na noite da úl­tima quinta-feira, na Praça do Povo, para assistir à exibição dos filmes Como Treinar Seu Dra­gão 2 e Cine Holliúdy, produção nacional dirigida pelo cineasta Helder Gomes. “Gostei muito deste tipo de atração aqui na cidade, pois algumas pessoas estão tendo agora a chance de conhecer o cinema”, ponderou.
A apresentação de sessões de cinema, que também foram exibidas na sexta e no sábado, é uma das atrações da programa­ção do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Chapadinha. O projeto, que já passou por Mirinzal e Santa Inês, é uma realização do governo do Maranhão, por meio da Secreta­ria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e tem, entre os principais objetivos, de­mocratizar o acesso à cultura.
Antes da exibição dos filmes, a superintendente de Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão, fez uma breve exposição do pro­jeto que na edição de Chapadi­nha trouxe esta novidade, rece­bida com muito entusiasmo por quem nunca teve oportunidade de assistir a uma sessão de cine­ma. Um exemplo disso é o me­nino Ruan Rodrigues Santos, 11 anos, morador do bairro Novo Castelo. “É bom demais ver um filme na tela grande”, comentou.
Nos dias de exibição, um grande público compareceu na Praça do Povo, situada no cen­tro da cidade, para acompanhar a exibição dos filmes realizada pela Cinear Produções, que há mais de 20 anos faz este tipo de trabalho e leva para os muni­cípios do país, onde não exis­tem cinemas, a oportunidade do contato com um bem cul­tural, inacessível a grande parte da população brasileira.
Os primeiros passos nesta iniciativa de democratizar o aces­so ao cinema foram dados em Belo Horizonte, com exibições na região metropolitana da ca­pital mineira. Posteriormente, o trabalho se estendeu para o interior de Minas Gerais e de­pois passou percorrer o Brasil.
Quem já teve oportunidade de assistir um filme na chama­da tela grande também não quis perder a chance do reencontro. Reginaldo Sirqueira, 27 anos, car­pinteiro, lembra que só foi saber o que é cinema quando viajou a trabalho para Mato Grosso do Sul e por isto quis trazer toda a família para compartilhar este momento.
Morador da Vila Isamara, situ­ada na periferia da cidade, distan­te do local onde foram exibidos os filmes, ele trouxe a esposa e dois filhos, um de três anos e outro ain­da no colo, para apresentá-los ao encanto da sétima arte. “Faz bem para a população da cidade ter esta oportunidade de conhecer o que é um cinema”, ressaltou.
Pipoca e diversão
Os filmes provocaram momentos de muita diversão no público. Como é de praxe em uma sessão de cinema, a pipoca também en­trou em cena sendo distribuída antes e durante a exibição dos filmes, e, assim, por algumas ho­ras, a principal praça de Chapa­dinha, sede da terceira edição iti­nerante do projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ foi transformada em um grande cinema ao ar livre.
Além do Cinema na Praça, a programação do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Chapadinha no fim de semana a apresentação de di­versas atrações que mesclaram toda a diversidade cultural ma­ranhense, que incluíram espetá­culos teatrais, shows com artistas maranhenses, roda de tambor de crioula e as apresentações do Boi de Morros e Boi de Nina Rodrigues.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias