DE VOLTA

Projeto Esquina da Arte acontece neste sábado

O projeto, que começou des­pretensiosamente como um so­nho da empresária Liana Piorski, já virou tradição na cidade

capa impar
Vinte e cinco artesãos e artistas plásticos mostrarão seus trabalhos na 5ª edição do Projeto Esquina da Arte, que acontece no próximo sábado, 5, das 17h às 22h, com en­trada franca.
O projeto, que começou des­pretensiosamente como um so­nho da empresária Liana Piorski, já virou tradição na cidade. Neste ano de 2015, já aconteceram três edições. A primeira foi em dezem­bro de 2014 e a mais recente em outubro passado. A cada edição, segundo Liana, o público aumen­ta e a participação dos artesãos também. O evento não é apenas de exposição, mas envolve músi­ca, teatro, poesia… “A primeira vez que fiz teve adesão em massa e a temática foi o chorinho. Tivemos o grupo Cantinho do Choro e, ini­cialmente, nesse projeto particu­lar, a ideia era expor os produtos, fazer contatos, só que as vendas foram muito boas. Foi muito le­gal o que aconteceu”, conta Liana.
A segunda edição teve a temá­tica carnavalesca, em seguida, os festejos juninos, a quarta foi uma homenagem ao samba e agora o tema será Frida Kahlo. “Sempre temos músicas e convidados vol­tados para a temática. Nesta edi­ção, resolvemos fazer com Frida Kahlo porque está havendo uma exposição dela no Brasil, mas que não virá a São Luís. Então, a deco­ração será temática, teremos per­sonagens lúdicos representando a Frida, além de comida mexica­na, que é do país de origem dela”, afirma Liana.
A cantora Carol Cunha se apre­sentará acompanhada pelo vio­lonista Norlan Lima. Além deles, terá a performance de Eloy Melô­nio e Vanda Cunha com poesias, e de Zilda Bonequeira, que está se apresentando em vários lugares.
 
Quem quiser também adquirir produtos finos tem o Bazar Chique e ainda o sebo cultural. “Tudo isso é para autossustentação do projeto, que tem apenas, desde o início, a parceria da Cefor nos ajudando”, comenta Liana.
Os produtos serão comercia­lizados a preços acessíveis e dife­renciados, uma vez que os pró­prios artesãos estarão expondo. Além deles, dois artistas plásticos também exporão seus trabalhos.
No Esquina da Arte, Liana ga­rante que o público verá trabalhos desde o artesão de rua, passando pelo artesão profissional, pelos lo­jistas, até os que são profissionais de outra área, mas descobriu na arte um hobby, assim como ela que é dentista e exerce a sua criativi­dade nata em peças de arte únicas voltadas ao divino e à arte sacra.
Os artesanatos utilizam ma­teriais como fibra de buriti, papel machê, crochê, aplicação de chi­tão, azulejos, cerâmicas vitrifica­das, esculturas e pinturas regionais.
O projeto
Esquina da Arte funciona, como o próprio nome diz, em uma esqui­na, onde está localizada a butique de artesanato maranhense Coi­sas da Terra. O principal objetivo do projeto é colocar o artesão em contato com a sociedade. A rápi­da adesão dos artesãos e a aceita­ção do público tornou o projeto já parte do calendário da cidade.
“Eu gosto sempre de dizer que esse projeto é uma iniciativa po­pular que começou na época do aniversário dos 400 anos da cidade. Eu já tinha a loja Coisas da Terra e passei a colocar um artesanato diferenciado, com artesãos que não tinham onde mostrar o seu trabalho. O objetivo é repaginar, trazer um colorido novo para São Luís. Tive essa vontade oculta. Daí eu participei de uma palestra so­bre economia criativa ministrada pela Creuza Medeiros, que foi lá conhecer o nosso espaço e disse que era viável fazer naquele espa­ço. Aí eu juntei todas as vertentes da arte, realizei a primeira edição, que foi um sucesso, e acredito que o projeto seja um espaço diferencia­do e lúdico”, aponta Liana Piorski.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias