RIO 2016

Primeiro teste do Parque Olímpico em Centro de Tênis tem boa avaliação

Atletas, Comitê Rio 2016 e Federação Internacional avaliaram positivamente a instalação

Primeiro teste do Parque Olímpico em Centro de Tênis tem boa avaliação

O Brasil Masters Cup 2015, finalizado no sábado, dia 12, foi um marco da preparação do país para os Jogos Rio 2016. Como primeiro evento-teste no Parque Olímpico da Barra, o torneio deu a oportunidade a dezenas de tenistas brasileiros, incluindo oito cadeirantes, de avaliar o Centro Olímpico de Tênis. Para os atletas, e também para o Comitê Organizador e para a Federação Internacional da modalidade, a experiência foi positiva. Apenas detalhes deverão ser ajustados para o megaevento do ano que vem, enquanto a obra do complexo segue seu curso.

“Conseguimos que a velocidade da quadra seja similar aos torneios que serão jogados naquelas semanas (dos Jogos)”, disse Juan Margets, secretário geral da Federação Internacional de Tênis. “Não encontramos discrepância e isso é ótimo. Os painéis de publicidade estão entrando um pouco dentro de quadra, mas se estamos falando disso, é sinal de que não há problemas, caso contrário estaríamos falando de questões mais importantes. Algumas coisas não estão finalizadas, mas estão no caminho absolutamente correto”.
Para o Comitê Organizador Rio 2016, os principais testes foram realizados com êxito, especialmente por terem indicado os pontos de ajuste necessários. Como exemplo, o diretor de Esportes, Rodrigo Garcia, mencionou o painel de fundo da quadra, que traz a marca do evento-teste e é verde-limão. Segundo alguns atletas, atrapalhou um pouco durante as partidas por se misturar com a cor da bolinha.
“A gente fez testes em relação às cores que a gente vai utilizar para comunicação visual dos Jogos e isso para nós é fundamental em esportes como o tênis e o tênis de mesa, em que os atletas usam a referência da bola. Estamos testando tonalidades, tem todo um grafismo do Rio 2016 que dá pra gente trabalhar com isso”, disse Rodrigo.
“O importante é que as quadras estão aí, recebemos vários feedbacks dos atletas em relação à cor da instalação, à velocidade da quadra, em relação até ao uso de iluminação, e para nós é muito importante ter esse retorno. Do lado da equipe, é fundamental testar a operação e o feedback também foi positivo”, acrescentou.
Em relação à iluminação, não houve jogos de noite durante o evento-teste. Nos Jogos Rio 2016, entretanto, haverá sessões noturnas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias