INCENTIVO

Parceria estimula desenvolvimento infantil com bolas de futebol

O Projeto Bolação é fruto de uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, com o Instituto Formação e o apoio da Fifa

Apresentação de resultados do projeto Bolação

Uma bola de futebol como instrumento auxiliar no desenvolvimento infantil. Essa é a proposta do Projeto Bolação, fruto de uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Instituto Formação e o apoio da Fifa. A iniciativa beneficia cerca de 1500 crianças e mais de cem professores de escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís, além de professores e coordenadores pedagógicos. O projeto está alinhado à diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, considerando o esporte como fator de grande importância para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Durante a apresentação dos resultados do trabalho, que aconteceu na última semana, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a contribuição dada pelo projeto para o desenvolvimento infantil. “Esta parceria resultou num belíssimo projeto desenvolvido pelas nossas crianças. A bola, que é um dos brinquedos preferidos na infância, se transformou em ferramenta pedagógica. As crianças desenvolveram suas habilidades ao mesmo tempo em que se divertiam”, avaliou Geraldo Castro.
As atividades do projeto “Bolação” iniciaram com o ano letivo de 2015, em dez escolas da rede municipal: a Creche Maria de Jesus Carvalho (Camboa) e as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Residencial Paraíso (Residencial Paraíso), Paulo Freire (Liberdade), Darcy Ribeiro (Sacavém), Mário Pereira (Vila Sarney), Dilson Ramos Bessa (Vila Esperança), Barjonas Lobão (Jardim América), Primavera – Infantil (Cohatrac), Jean Noberto Coelho (Cidade Olímpica) e Recanto dos Pássaros (Jardim América).
O projeto trabalha com mediadores que promovem jogos e atividades lúdicas. As crianças aprendem as regras, brincam e interagem orientadas pelos educadores e, em seguida, avaliam as atividades realizadores. O objetivo é trabalhar temas como regras, limites e valores humanos.
Como diferencial, o projeto possui ainda uma quadra móvel, que permaneceu por cerca de 15 dias em cada escola participante. A coordenadora do projeto, Diane Pereira Sousa ressaltou que a ação resgata a importância do brincar na formação das crianças. “A iniciativa Bolação trabalha com o futebol para estimular a criatividade das crianças e professores, despertando as capacidades de dialogar para resolver problemas. Os professores não só utilizaram a dinâmica do projeto com formaram os seus próprios desdobramentos autônomos intelectuais para a realização das atividades. Isso nos deixou muito contentes e é um indicador do sucesso da iniciativa”, destacou a coordenadora.
A gestora da U.E.B. Mário Pereira, Lilia Gardênia Coelho Santos, disse que o projeto foi espetacular e que todas as crianças se divertiram com a proposta desenvolvida, especialmente com a quadra móvel. “Foi Um desafio para nós, que resultou em um novo olhar. Trabalhamos com as crianças da creche e obtivemos retorno imediato, pois elas gostavam muito de participar das atividades, absorveram bem o conteúdo. Todos ficaram com o gostinho de quero mais. Valeu muito a pena, tanto para as crianças como para os professores”, elogiou a gestora.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias