KARATÊ

Maranhenses conquistam medalhas no Chile

Atletas do estado do Maranhão conquistaram cinco medalhas no Torneio Internacional de Karatê disputado em território chileno. Também participaram de vários cursos importantes

Karatê
O Maranhão tem tido uma representação importante nas artes marciais mundo afora. No karatê não é diferente, e um grupo de maranhenses participou do Torneio Internacional de Karatê Internacional no Chile.
Os atletas da Federação Maranhense de Karatê do Tradicional (Femakt), além de disputarem o importante torneio, também participaram de uma série de cursos no município de Chiguayante, próximo da cidade de Concepción, em território chileno,
Márcio Jorge Bastos Costa, Matheus Lima Dourado e Débora Raquel Freire Pereira foram os representantes do Maranhão e do Brasil e conquistaram excelente resultado durante a competição.
Márcio Bastos levou o ouro na categoria Kata Individual e a prata no Fu Ku Go adulto. Débora Pereira trouxe o ouro no Kata individual juvenil e também no Kumitê individual juvenil. E Matheus Dourado ficou com o ouro no Kumitê individual para 14 e 15 anos.
“Essa foi uma experiência muito enriquecedora para nós, pois foi a primeira vez que atletas do karatê maranhense participam de um evento internacional. E levamos cinco medalhas nas quatro categorias que disputamos, o que mostra que nosso karatê está no caminho certo”, afirmou Márcio Costa.
Além das conquistas, o evento serviu para uma integração e aprendizado muito grande para os maranhenses junto dos atletas chilenos.
Esse intercâmbio de experiência pode ser muito útil para o maior desenvolvimento do karatê no Maranhão.
Fuku-Go, Kata e Kumitê
Nas bases do Karatê-do Tradicional, o Fuku-go é considerado muito importante por ter uma mistura dos pilares da moalidade, misturando a parte do
Kara e do Kumitê.
O Kata é formado por exercícios formais. É uma espécie de luta contra adversários imaginários, onde todo movimento tem uma aplicação prática, de defesa ou de ataque.
O kata é considerado a raiz do Karatê, e de onde todas as técnicas de luta e defesa tem início. O Kumitê, por sua vez, é o combate propriamente dito.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias