Maranhense fez da saudade um negócio rentável nas redes sociais
Hoje, em todas as redes sociais, a página soma quase 2,5 milhões de curtidas
Por: Camila Pereira especial para O Imparcial
Disk Man, Ursinhos Carinhosos, Bananas de Pijamas, jogos de fita… Se essas palavras lembram a sua infância, você viveu os anos 90. Foi pensando em relembrar momentos, objetos e coisas do cotidiano vividas em meados daquela década, que o maranhense Pedro Henrique, de 23 anos, criou em 2011 a página intitulada Velhos Tempos em uma rede social. A página tomaria, em pouco tempo, proporções que ele jamais imaginaria.
Hoje, em todas as redes sociais, a página soma quase 2,5 milhões de curtidas. “Sempre fui muito saudosista, sempre gostei de coisas antigas, e, como eu tenho 23 anos, peguei a época dos anos 90. Minha maior mania era ficar relembrando brinquedos, programas, brincadeiras antigas”, afirma Pedro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo após a criação do Velhos Tempos, o ludovicense conta que não foi tão fácil chamar a atenção do internauta. Ele postava várias imagens e não tinha o resultado esperado (em síntese, poucas curtidas), porém, segundo ele, insistiu porque era o que gostava de fazer e resolveu investir.
Após um ano de trabalho árduo começou a ver o reconhecimento, chegando aos 100 mil seguidores. A partir daí a vida do criador começou a mudar. Famosos como Luan Santana, Anitta e Maria Gadu, já curtiram e repostaram publicações da página. Entre as fotos mais curtidas da página, está uma brincadeira muito típica nos anos 90: Ficar de cabeça para baixo na rede.
O Velhos Tempos proporcionou a Pedro uma visibilidade maior, mesmo as pessoas não conhecendo sua identidade. Em um pedido de fotos suas para esta matéria, ele preferiu não aceitar, quer manter o anonimato. “Eu gostaria de preservar o anonimato. Só amigos mais íntimos e familiares sabem que eu sou o dono da página, queria que continuasse assim”, pede.
Nos dias atuais, a página recebe diversas fotos de saudosistas assim como Pedro, fazendo com que o seu trabalho seja mais prático, rápido e bem diferente de há 3 anos, pois com mais fotos, as postagens só aumentam. E por falar em aumentar, em 1 ano Pedro viu sua vida financeira mudar, ganhando dinheiro pelas postagens que fazia.
“Eu faço faculdade de Engenharia Civil (nada a ver uma coisa com a outra, risos). No começo eu levava como um hobby, mas depois começou a ficar mais sério e tiro sim renda com publicações, um universo desconhecido pra mim até então, mas que eu fiquei bastante feliz em conhecer”, conta.
Lucrando com a internet
Hoje a página no Facebook tem quase 1 milhão e meio de curtidas e a descrição começa assim: “Relembre aqui seus melhores momentos de infância. Aquela época em que você tem saudades, que passou, mas que todos guardam com muito carinho. Galera dos anos 90 vai adorar! Volte ao passado aqui, relembre aqui seus melhores momentos de infância, dos velhos tempos. Aquela época que você tem saudades”. E com isso, a cada dia novas pessoas vão curtindo a página.
São várias publicações por dia e o estudante fatura por publicidade na sua página. Sobre quanto ganha, o estudante preferiu não divulgar, mas deixou bem claro que com as receitas da página, consegue viver razoavelmente bem. Em off para a repórter, o estudante falou mais ou menos quanto consegue ganhar por publicação. E pasmem, é um bom dinheiro. “Digamos que dá pra me manter com folga, até mais do que eu ganharia com a faculdade”, dispara.
Sobre projetos para 2016, Pedro pretende investir mais no canal do YouTube, onde são postados vídeos de jogos que foram muito famosos antigamente e em um site para complementar as redes. “Estou preparando um site, espero que seja bem aceito. Só quero que ele cresça mais e mais”. A faculdade? Bom, essa está temporariamente “trancada”.