Um grande passeio pela história e lendas de São José de Ribamar. Assim pode ser definida a exposição do historiador ribamarense Antônio Miranda, que será oficialmente aberta na segunda-feira 14, às 17h, no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, localizada na área do santuário religioso da sede da cidade.
A realização da mostra, que conta com o apoio da Prefeitura ribamarense, faz parte da programação festiva em homenagem aos 388 anos de fundação da cidade, a terceira maior do Maranhão em número de habitantes. Também como parte das festividades, o prefeito Gil Cutrim (PDT) irá inaugurar, nos próximos dias, dezenas de obras e autorizar novas.
Utilizando 142 peças, entre fotografias e gravuras, Miranda retrata momentos do município que passam pela sua criação, colonização e emancipação; abordando, ainda, lendas diversas que tornaram São José de Ribamar conhecida em todo Estado e fora dele.
O historiador explicou que uma parte do material foi obtida no acervo da Biblioteca Benedito Leite. Outra parte o historiador garimpou, ao longo dos anos, junto aos próprios moradores da cidade.
“Principalmente os mais antigos [moradores], contribuíram me disponibilizando imagens e relatando histórias”, disse.
A exposição que conta a história da fundação de São José de Ribamar continuará em cartaz até o próximo dia 18 e pode ser visitada no horário das 8h30 às 18h.