CULTURA

Estão aberta as incrições para VI Salão de Artes Visuais de São Luís

As inscrições para o edital de premiação do VI Salão de Artes Visuais de São Luís acontecerão no período de 9 de dezembro a 15 de janeiro de 2016

artres visuais

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta quarta-feira,9, ao processo de inscrição para VI Salão de Artes Visuais de São Luís, realizado pela Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura (Func). O Salão é o mais importante evento e concurso cultural do Município e do Estado no segmento das artes visuais e tem como objetivo incentivar a criação e difusão da atual produção artística, valorizando o trabalho dos artistas da cidade e promovendo a formação e reflexão da sociedade sobre temas contemporâneos.

Além do prêmio aos artistas vencedores, o VI Salão de Artes Visuais também vai ampliar a formação dos artistas locais e a divulgação das obras no cenário nacional, com a presença de curadores renomados e a parceria inédita com o Centro de Arte e Tecnologia JA.CA, organização não-governamental de Minas Gerais, que atua no intercâmbio de experiências artísticas voltadas para o desenvolvimento sustentável local.
“O formato do edital mantém o modelo dos anos anteriores em relação à premiação, com pequenas alterações, como a participação de inscrição de obras não-inéditas e o bolsa residência, uma ação formativa que vai possibilitar a troca de experiências e capacitação de um artista local no Instituto JA.CA. Além disso, vamos também fomentar a produção artística dos estudantes da rede pública de ensino e estamos elaborando, junto com o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, a construção do melhor modelo de seleção para um concurso cultural inédito neste segmento”, pontou o presidente da Func, Marlon Botão.
Inscrições
As inscrições para o edital de premiação do VI Salão de Artes Visuais de São Luís acontecerão no período de 9 de dezembro a 15 de janeiro de 2016. A ficha de inscrição, o edital e demais anexos estão disponíveis no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br). Os candidatos deverão entregar a ficha de inscrição preenchida, junto com portfólio e demais documentos na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Rua Vitorino Freire, s/n, Praia Grande), no horário das 13h às 18h (segunda à sexta-feira). Porfólio e fotos da obra poderão ser enviados também para o e-mail visalaoslz@gmail.com.
Poderão participar do edital qualquer artista brasileiro com produção na capital maranhense e artistas estrangeiros residentes no município de São Luís há, pelo menos, 1 ano, com até duas obras inéditas ou não, que já tenham sido premiadas em outros salões de artes do Brasil, com exceção das edições anteriores do próprio Salão de Artes Visuais de São Luís.
Serão selecionadas por júri técnico 20 obras que vão compor a exposição do VI Salão de Artes Visuais de São Luís, no período de 10 de março a 27 de maio de 2016. A obra vencedora em 1º lugar receberá o prêmio de R$ 15 mil. Também serão premiadas as obras classificadas até o 6º lugar, no valor de R$ 7 mil.
Bolsa Residência
Uma das principais ações do VI Salão será a parceria da Galeria Trapiche com o Centro de Arte e Tecnologia JA.CA, com o objetivo de fomentar a formação dos artistas locais. Em janeiro será divulgado o edital da Bolsa Residência que vai oferecer recurso para que um artista selecionado participe durante um mês de oficinas e trocas de experiências em outro Estado.
O terceiro edital, com previsão de divulgação em fevereiro, será o Prêmio Ateliê, destinado a alunos da rede pública de ensino com o objetivo de estimular a formação interdisciplinar e a produção artística dos estudantes.
Galeria
A Galeria Trapiche Santo agora conta com nova direção, após dois anos e nove meses sob a coordenação do jornalista e designer Paulo Melo Sousa. A partir de janeiro, a produtora cultural e artista Camila Grimaldi assume o cargo e divulgará as ações e planejamento para o ano de 2016.
“A nossa expectativa é ampliar as ações formativas dentro do equipamento cultural no aspecto da mediação, curadoria e produção das artes visuais. Para isso, queremos reestruturar o espaço físico da Galeria e promover o diálogo mais amplo com o segmento das artes visuais, criar um edital específico de ocupação do espaço e revitalizar o espaço externo com atividades em parceria com outras instituições, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na gestão anterior”, finalizou Camila Grimaldi.
 
Confira o edital aqui
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias