LIBERTADORES 2016

Copa Libertadores: Restam apenas seis vagas, confira os classificados

Neste fim de semana, São Paulo e Racing garantiram presença no torneio

River Plate sobrou em campo. Poderia ter feito quatro ou cinco, mas marcou "apenas" três vezes no Mineirão
A Copa Libertadores começa a ganhar contornos reais. São apenas seis vagas restantes – 32 já confirmados. Neste fim de semana, São Paulo e Racing garantiram um lugar na mais tradicional competição interclubes do continente.
Confira os diferentes panoramas em cada um dos países sul-americanos:
BRASIL
Os representantes brasileiros já estão definidos: Corinthians, Atlético, Grêmio, São Paulo e Palmeiras. Os quatro primeiros garantiram vaga pelo Campeonato Brasileiro; o último entrou via Copa do Brasil.
ARGENTINA
A última vaga que restava ficou com o Racing. Na final da Liguilla, a Academia perdeu do Independiente, por 2 a 1, mas ficou com a vaga por ter vencido a primeira partida por 2 a 0. O River se garantiu como atual campeão da Copa Libertadores. O Boca também tem vaga assegurada pelo título argentino. Huracán entra como melhor equipe argentina na Copa Sul-Americana. O Globo faz com o Santa Fe, da Colômbia, a final da competição. Já o Rosario Central entra pela Copa Argentina. O San Lorenzo entra como vice-campeão argentino.
BOLÍVIA
As três vagas bolivianas já estão confirmadas: Bolívar (Campeão do Apertura e do Clausura), The Strongest (Segundo lugar na tabela acumulada do ano) e Oriente Petrolero (Terceiro colocado na tabela acumulada do ano).
CHILE
Cobresal, Colo Colo e Universidad de Chile estão garantidos. O Cobresal, campeão do Clausura, participou do torneio pela última vez em 1986. O curioso é que a equipe nunca perdeu uma partida na história do torneio. Na única participação, foram cinco empates e uma vitória. A Universidad de Chile conquistou a Copa do Chile nos pênaltis e ficou com uma vaga. O Colo Colo entra como campeão do Apertura. O Cacique ficou um ponto à frente da Universidad Católica.
COLÔMBIA
O Deportivo Cali, campeão do Apertura, é o único confirmado na Colômbia. Os outros classificados serão conhecidos no dia 20 de dezembro, data da final do Finalización 2015. Estão na semifinal Atlético Nacional x Independiente Medellín e Junior x Deportivo Tolima. Além do campeão do torneio, o maior pontuador do ano ou o campeão da Sul-Americana (Atlético Nacional, Santa Fe, Junior, Tolima e Independiente Medellín lutam por esse posto).
EQUADOR
Os três classificados saem do Campeonato Equatoriano. Campeão da Primeira Etapa, a LDU já está confirmada. O Emelec já está garantido como maior pontuador do ano. A última vaga fica com o campeão da Segunda Etapa – Emelec lidera, com 40 pontos; LDU de Quito e Universidad Católica estão em segundo (39 pontos).
MÉXICO
Pumas, Toluca e Puebla são os representantes. Os dois primeiros se classificaram graças à campanha na fase de classificação do Apertura. O segundo conquistou a Copa MX. O Puebla fará sua estreia na Libertadores, que conta com mexicanos desde 1998.
PARAGUAI
Cerro Porteño, campeão do Apertura, está confirmado. A tradicional equipe volta ao certame após ficar fora na última edição. O Guarani já está garantido como maior pontuação anual. O campeão do Clausura também se classifica – Olimpia e Cerro fazem uma partida desempate pelo caneco. O Decano já está classificado mesmo com revés na decisão, já que o Cerro tem vaga garantida.
PERU
O Peru ainda não tem nenhuma equipe confirmada. As três vagas saem do Campeonato Peruano. As semifinais serão disputadas entre Sporting Cristal, César Vallejo, Melgar e Real Garcilaso.
URUGUAI
Campeão uruguaio, o Nacional está garantido na próxima edição da Copa Libertadores O Peñarol ficou na segunda posição e o River Plate ficou em terceiro. Ambos também disputarão o torneio em 2016.
VENEZUELA
Deportivo Táchira, Trujillanos e Caracas são os representantes da Venezuela.
Super Esportes
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias