ESPECIAL
Confira o tipo de bebida adequada para a ceia
A escola correta do vinho ou espumante por ajudar na harmonia correta dos sabores na ceia de natal ou réveillon
![tipos de vinhos e espumante](http://www.oimparcial.com.br/_midias/jpg/2015/12/21/683x455/1_foto_2-186619.jpg)
Nada como um bom vinho para acompanhar uma refeição, principalmente nas ceias de Natal e réveillon, que há uma variedade de pratos e, claro, não pode faltar uma boa bebida.
Para harmonizar bem o cardápio, algumas dicas são importantes para que a combinação final entre comida e bebida não seja desagradável. Esse pode até parecer um processo simples, mas na verdade precisa da combinação certa. A regra geral é servir a carne branca com vinho branco, carne vermelha um vinho tinto. Mas, diante da variedade dos sabores, das uvas e marcas, em muitos casos o gosto que prevalece é dos apreciadoresda bebida.
Marcele Gerud, que coordena vendas da Cavis Du Vin, afirma que um prato com carnes brancas geralmente vai pedir um vinho branco, mas a escolha vai depender do paladar da pessoa e, às vezes, essa regra pode ser quebrada. Um exemplo é o bacalhau. Por ser um prato mais salgado, pode ser servido com o vinho tinto do tipo mais doce.
Os vinhos também podem ser secos, meio seco e suave, resultado final que é definido pelo tipo da uva. Para quem tem muitas dúvidas, pode conferir essas informações no rótulo da garrafa. Com experiência na venda de vinhos, Gerud explica:“As uvas malbec, tanná e cabenert sauvignon são mais encorpadas, caracterizando os vinhos mais secos. Já as uvas de origem pinot noir e merlot são mais leves e agradam principalmente o paladar feminino. Quanto mais antiga a safra, melhor o vinho”.
O sommelliér Gustavo Rodrigues, do Empório Santa Cruz, destaca também os vinhos de sobremesa que, como aperitivos, são mais doces, as garrafas desse tipo da bebida geralmente têm origem na cidade do Porto. Como sugestão para o brinde de ano-novo, ele indica os espumantes brutt, seco, suave, e os que possuem baixa quantidade de gás carbônico.
As garrafas de vinhos podem variar de preço, dependendo da marca e da safra, chegando a custar de R$ 40 até R$ 3.000.
Para acompanhar
Pernil, lombo e outras carnes de porco leves
A carne de porco tem sabor delicado, mas pode ser gordurosa. Então, o mais indicado é um vinho de sabor menos intenso e acidez elevada, como os espumantes, brancos mais leves, sem barrica, rosés delicados, como os da Provença, e tintos leves, como os Pinot Noirs.
Peru
Normalmente é servido assado para concentrar sabores, ou recheado com farofa, o que torna o prato seco, e ainda com frutas para decorar, e traz um toque agridoce. Nesse caso, a melhor escolha são os brancos secos, com passagem por barricas, como os Chardonnays da América do Sul e toques de baunilha, ou até um Riesling demi-sec. São excelentes escolhas, pois possuem sabores concentrados, acidez boa, mas não muito alta, e deixam um sabor adocicado na boca.
Bacalhau
Existem muitas formas de se preparar um bacalhau, mas algumas características são comuns em todos os preparos: sabor forte, com toque salgado e bastante gordura, principalmente do azeite de oliva. Esses tipos de pratos pedem vinhos com mais intensidade de sabor, uma acidez elevada e nenhum tanino – que é quando a bebida entra em contato com o sal do bacalhau, traz sensações picantes e desagradáveis ao paladar. Considere desde um Champagne ou Cava até os vinhos brancos de grande estrutura.
Salpicão
É um prato de sabor muito peculiar, pois cada um faz de um jeito. Mas, com base na receita mais popular – que leva frango, cenoura, pimentões, seleta de legumes, passas, creme de leite e, algumas vezes, batata palha –, cheia de sabores, invista em Merlots, Syrahs, Chardonnays e Rieslings. Opte, também, por rótulos mais leves, como os Cabernets Sauvignon da Califórnia.
Nozes e castanha
Os vinhos de entrada, como os espumantes e rosés, são excelentes para acompanhar esse momento de petiscos. Mas vale lembrar que igual a uma harmonização com um Jerez não há!
Panetone
O maior clássico do fim de ano, feito com frutas cristalizadas, é normalmente harmonizado com os doces espumantes Moscatel. Se o panetone for de chocolate, os vinhos do Porto tintos ou o francês Banyuls são as melhores escolhas.
Sommelliér Gustavo Rodrigues
VER COMENTÁRIOS