SUCESSO
Carlos Pial comemora 20 anos de carreira
Comemorando 20 anos de carreira solo com vários shows e o primeiro DVD autoral, músico Carlos Pial faz uma mistura de ritmos maranhenses com estilos brasileiros e latino-americanos
O músico maranhense Carlos Pial está comemorando 20 anos de carreira solo com vários shows e o primeiro DVD autoral, Alquimia dos Sons, que foi gravado ao vivo no Sesc Ceilândia (DF). O projeto é patrocinado pelo governo do Distrito Federal. Esse é o primeiro DVD musical, sendo que antes já tinha lançado um com aula de Cajon (Aula de Cajón – Ritmos Brasileiros), um instrumento peruano onde ensina os ritmos brasileiros utilizando-o. Ao longo da carreira já participou de 20 DVDS acompanhando artistas, uma vez que é percussionista, e gravou quatro CDs – Maranhafricanizado, Perfusão, Etnia e Misturado.
Músico eclético, não só os tambores predominam em seus trabalhos, mas também facetas eletrônicas, efeitos diversos e uma pegada bem singular, swingada e contemporânea. Seu trabalho é uma mistura de ritmos maranhenses com estilos brasileiros e latino-americanos.
No repertório do DVD, ele reúne músicas autorais em 15 faixas, selecionadas dos CDs já gravados, entre as quais, Alegro, Salsamba e Samba Candango, que fez para Brasília, além de uma releitura de Fogueira (de César Nascimento).
A gravação teve acompanhamento de músicos de Brasília e produção do contrabaixista Hamilton Pinheiro, com Agilson Alcântara (guitarra), Misael Silvestre (teclados), Westonny Rodrigues (trompete), Pedro Almeida (bateria), participações do maestro do Fagner Manasses de Sousa, do saxofonista Ademir Junior, do Cubano Félix Valoy, do sanfoneiro Rui Mario e do guitarrista Mailson Lobato. “Tive a sorte de ter uma equipe superprofissional. Foi gravado áudio e imagem pela Orbis e Mac Sistem, produtoras que gravam grandes artistas nacionais. E está sendo mixado e masterizado em Orlando EUA por Hamilton Pinheiro, que mora lá”, completa Pial.
O DVD será finalizado em janeiro e o lançamento, em março, no Clube do Choro, mas o show em São Luís já está sendo articulado. “Já estamos em contato com produtores daí de São Luís, Teresina, Fortaleza, Belém, Goiânia e Porto Velho, além de cinco cidades daqui do DF, onde vou apresentar este trabalho também patrocinado pelo governo daqui”, adianta o músico.
Radicado na capital há seis anos, o percussionista e compositor estabeleceu vínculos artísticos com outros músicos e tem desenvolvido um elogiado trabalho por lá, realizando vários shows e ministrando aulas.
Pial também presenteia o público, tanto nos seus CDs, como nos shows, com suas melodias simples e marcantes, tornando suas músicas inesquecíveis para quem assiste.
Ele já teve oportunidade de mostrar seus trabalhos em festivais e eventos musicais por vários estados brasileiros e até fora do Brasil, tais como: Ceará, Roraima, Amapá, Alemanha, Suíça e Inglaterra.
Nesses 20 anos de estrada, Carlos Pial teve seu trabalho reconhecido no Prêmio Universidade FM por vários anos como melhor música instrumental em 2003, e melhor percussionista em 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Atualmente, ele ministra aulas em seu Instituto de Percussão “Carlos Pial”, na Escola de Música de Brasília (EMB), nas “Oficinas Musicais”, além de realizar shows, acompanhar outros artistas, gravar e ministrar oficinas e workshops pelo Brasil.
“Eu classifico meu som como de tudo um pouco que rola no que convencionaram de world music (descrição criada no final dos anos 90, onde descrevia a combinação dos instrumentos musicais das mais diversas regiões do mundo). Da música brasileira ao Latin-África, com referência, claro, em tudo que acho que é bom. Utilizo de loops eletrônicos a efeitos diversificados dentro de uma diversidade sonora e contemporânea Sou um percussionista/baterista que tive a ousadia de sair da cozinha (manutenção do ritmo) e vir para a sala (pessoas que improvisam compõem e criam)”, define.
Duas perguntas// Carlos Pial
Como você avalia esses 20 anos de carreira?
Eu avalio o meu trabalho como feito com toda dificuldade do músico solo e ainda instrumental. Sem falsa modéstia, avalio que venho fazendo um trabalho com sucesso e que estou no caminho certo. Graças a Deus. Estou sempre com as pessoas certas do meu lado onde só somam comigo musicalmente e amigavelmente. E também, claro, nesses quase 6 anos que estou morando aqui em Brasília, conheci pessoas que se tornaram chave na minha carreira profissional.
E esse DVD?
É fruto de um amadurecimento profissionalmente falando e como pessoa mesmo. E claro venho agindo totalmente com mais profissionalismo no meu trabalho e isso está me dando resultados positivos. Mais uma etapa se inicia na minha vida com a realização desse sonho. É um registro do meu trabalho como compositor e instrumentista, porque até então não tinha gravado minhas composições
VER COMENTÁRIOS