SUCESSO

Carlos Pial comemora 20 anos de carreira

Comemorando 20 anos de carreira solo com vários shows e o primeiro DVD autoral, músico Carlos Pial faz uma mistura de ritmos maranhenses com estilos brasileiros e latino-americanos

Carlos pial
O músico maranhense Carlos Pial está come­morando 20 anos de carreira solo com vá­rios shows e o primeiro DVD au­toral, Alquimia dos Sons, que foi gravado ao vivo no Sesc Ceilân­dia (DF). O projeto é patrocinado pelo governo do Distrito Federal. Esse é o primeiro DVD musical, sendo que antes já tinha lançado um com aula de Cajon (Aula de Cajón – Ritmos Brasileiros), um instrumento peruano onde ensina os ritmos brasileiros utilizando-o. Ao longo da carreira já participou de 20 DVDS acompanhando ar­tistas, uma vez que é percussio­nista, e gravou quatro CDs – Ma­ranhafricanizado, Perfusão, Etnia e Misturado.
Músico eclético, não só os tam­bores predominam em seus tra­balhos, mas também facetas ele­trônicas, efeitos diversos e uma pegada bem singular, swingada e contemporânea. Seu trabalho é uma mistura de ritmos mara­nhenses com estilos brasileiros e latino-americanos.
No repertório do DVD, ele reú­ne músicas autorais em 15 faixas, selecionadas dos CDs já gravados, entre as quais, Alegro, Salsamba e Samba Candango, que fez para Brasília, além de uma releitura de Fogueira (de César Nascimento).
A gravação teve acompanha­mento de músicos de Brasília e pro­dução do contrabaixista Hamilton Pinheiro, com Agilson Alcântara (guitarra), Misael Silvestre (tecla­dos), Westonny Rodrigues (trom­pete), Pedro Almeida (bateria), par­ticipações do maestro do Fagner Manasses de Sousa, do saxofonista Ademir Junior, do Cubano Félix Va­loy, do sanfoneiro Rui Mario e do guitarrista Mailson Lobato. “Tive a sorte de ter uma equipe super­profissional. Foi gravado áudio e imagem pela Orbis e Mac Sistem, produtoras que gravam grandes artistas nacionais. E está sendo mi­xado e masterizado em Orlando EUA por Hamilton Pinheiro, que mora lá”, completa Pial.
O DVD será finalizado em ja­neiro e o lançamento, em março, no Clube do Choro, mas o show em São Luís já está sendo articu­lado. “Já estamos em contato com produtores daí de São Luís, Tere­sina, Fortaleza, Belém, Goiânia e Porto Velho, além de cinco cidades daqui do DF, onde vou apresentar este trabalho também patrocina­do pelo governo daqui”, adianta o músico.
Radicado na capital há seis anos, o percussionista e compo­sitor estabeleceu vínculos artísti­cos com outros músicos e tem de­senvolvido um elogiado trabalho por lá, realizando vários shows e ministrando aulas.
Pial também presenteia o pú­blico, tanto nos seus CDs, como nos shows, com suas melodias simples e marcantes, tornando suas músicas inesquecíveis para quem assiste.
Ele já teve oportunidade de mostrar seus trabalhos em fes­tivais e eventos musicais por vá­rios estados brasileiros e até fora do Brasil, tais como: Ceará, Ro­raima, Amapá, Alemanha, Suíça e Inglaterra.
Nesses 20 anos de estrada, Carlos Pial teve seu trabalho re­conhecido no Prêmio Universidade FM por vários anos como melhor música instrumental em 2003, e melhor percussionista em 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Atualmente, ele ministra aulas em seu Instituto de Percussão “Carlos Pial”, na Escola de Música de Brasí­lia (EMB), nas “Oficinas Musicais”, além de realizar shows, acompanhar outros artistas, gravar e ministrar oficinas e workshops pelo Brasil.
“Eu classifico meu som como de tudo um pouco que rola no que convencionaram de world mu­sic (descrição criada no final dos anos 90, onde descrevia a combi­nação dos instrumentos musicais das mais diversas regiões do mun­do). Da música brasileira ao Latin-África, com referência, claro, em tudo que acho que é bom. Utilizo de loops eletrônicos a efeitos di­versificados dentro de uma diver­sidade sonora e contemporânea Sou um percussionista/baterista que tive a ousadia de sair da cozi­nha (manutenção do ritmo) e vir para a sala (pessoas que improvi­sam compõem e criam)”, define.
Duas perguntas// Carlos Pial
Como você avalia esses 20 anos de carreira?
Eu avalio o meu trabalho como feito com toda dificuldade do mú­sico solo e ainda instrumental. Sem falsa modéstia, avalio que venho fa­zendo um trabalho com sucesso e que estou no caminho certo. Gra­ças a Deus. Estou sempre com as pessoas certas do meu lado onde só somam comigo musicalmente e amigavelmente. E também, cla­ro, nesses quase 6 anos que estou morando aqui em Brasília, conheci pessoas que se tornaram chave na minha carreira profissional.
E esse DVD?
É fruto de um amadurecimento profissionalmente falando e como pessoa mesmo. E claro venho agindo totalmente com mais profissionalis­mo no meu trabalho e isso está me dando resultados positivos. Mais uma etapa se inicia na minha vida com a realização desse sonho. É um registro do meu trabalho como compositor e instrumentista, porque até então não tinha gravado minhas compo­sições
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias