TEATRO

X Semana do Teatro no Maranhão oferece oficinas na área

Cada oficina é ministrada por profissionais especializados em cada modalidade, com aulas teóricas e práticas

X Semana do Teatro no Maranhão
A X Semana do Teatro no Maranhão, que está sendo realizada em São Luís até este domingo, vem oferecendo a estudantes, profissionais e curiosos, apresentações de qualidade em teatros e espaços públicos da capital maranhense. Porém, além disso, também estão sendo oferecidas oficinas formativas nesta arte.
Cada oficina é ministrada por profissionais especializados em cada modalidade, com aulas teóricas e práticas. Os alunos que participam da oficina “Maquiagem Teatral: o rosto em metamorfose” aprendem técnicas de maquiagem de palhaço, de envelhecimento e de animais. As aulas geralmente são separadas em dois momentos: um em que a professora ensina técnicas a o outro é a vez do aluno reproduzi-lo.
A professora maranhense Irla Carina observa cada detalhe das maquiagens dos alunos, orienta os que não dominam a prática, para ela assim como os alunos participou de edições anteriores da Semana do Teatro e por este motivo se interessou pelo mundo maquiagem. “Há alguns anos participei de algumas edições da semana de teatro e tive a oportunidade de realizar oficina de maquiagem, eu gostei tanto que fui morar no Rio de Janeiro para me especializar um pouco mais na área”, lembrou Irla Carina.
Para o aluno do curso de teatro, Mateus Rabelo, a oficina está sendo fundamental para aprender a se maquiar e para saber se produzir durante as apresentações. “Infelizmente na faculdade aprendemos mais teorias e não temos quase disciplinas práticas, acredito que todo ator deve saber se produzir para um espetáculo essa oficina tem nos proporcionado isso” relata o estudante. Hoje será o ultimo dia de oficina de maquiagem e os participantes deveram realizar uma intervenção no Centro Histórico de São Luís.
Outras oficinas estão sendo oferecidas no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo até amanhã, como a oficina de “Técnicas de Humor”, ministrada por Teófila Lima. Fernando Yamamoto e Paula Queiroz estiveram dando aulas sobre “Poéticas do Desterro: a criação cênica e dramatúrgica a partir do exílio nos dias 9 a 12 de novembro no TAA. No auditório do prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão localizado no Centro Histórico de São Luís, estava sendo oferecida a oficina “Gestão e Produção em Teatro de Grupo” nos dias 9 a 12 de novembro por Renata Kaiser. Ayiê-Conexão Corpo Raiz é a oficina ministrada por Tieta Macau dos dias 10 a 13 de novembro no TAA.
No Casarão Angellus Novus foi realizada a oficina “Leitura Dramáticas: O quê, como e por quê?”, por Claudio Marconi , nos dias 10 a 13 de novembro. Michelle Cabral coordenou a oficina “A Criação da Cena e as Bases Corporais de Grotowiski “ no Casarão Angellus Novus nos dias 9 a12 de novembro. “Maquiagem Teatral: o rosto em metamorfose” foi a oficina realizada no Camarim do TAA com aulas da professora, Irla Carina, do dia 11 até hoje.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias