O vice-presidente de competições da FMF, Antônio Henrique de Moraes Rêgo, disse ontem que está aberto a sugestões de todos os envolvidos no futebol para receber possíveis alterações na tabela do Campeonato Maranhense. A competição terá início no dia 24 de janeiro e a final marcada para 8 de maio, mas pode sofrer alterações nos próximos dez dias.
“A gente divulgou a tabela 60 dias antes do início do campeonato e, por lei, devemos esperar dez dias para oficializar os jogos. Qualquer um pode enviar sugestões para a FMF e em cinco dias vamos analisar para posteriormente publicar a versão definitiva”, afirmou.
Com o problema de conflito de datas com a Copa do Nordeste, que terá Imperatriz e Sampaio Corrêa como representantes do Estado, o Maranhense será disputado em 17 datas e estará sujeito a mudanças de jogos do torneio regional.
A primeira fase do primeiro turno será realizada em um intervalo de uma semana com rodadas seguidas domingo, quarto e no domingo seguinte. O Moto Club abre o campeonato diante do São José, no Estádio Castelão, enquanto o Sampaio Corrêa viaja até Araioses. O Imperatriz recebe o Maranhão no Estádio Frei Epifânio d’Abadia.
Um dado interessante é que o Sampaio não jogará como mandante em nenhuma das três partidas que realiza no primeiro turno. Apenas no segundo o Tricolor recebe o Cordino e depois faz o clássico com o Maranhão.
Araioses, Santa Quitéria, São José, Moto Club e Cordino terão quatro partidas como mandante. Imperatriz e Maranhão vêm logo depois com três e por fim, o Sampaio com apenas duas.
Atletas
A inscrição de atletas deve ocorrer até o penúltimo dia útil antes do início da competição, que pela atual tabela será dia 21 de janeiro de 2016, retomando após a primeira rodada até o dia anterior ao primeiro jogo do segundo turno (05 de março de 2016).
Para mudar de clube, dentro do campeonato, um jogador deverá fazer no máximo três jogos pela equipe original para ter condições de atuar por outro time no estadual. Caso um atleta atue em quatro partidas, não poderá mais jogar por outro clube.
Clássicos
O primeiro clássico da competição está marcado para o dia 31 de janeiro quando Moto e Sampaio se enfrentam. O MAC, que voltou à competição após um ano na segunda divisão, enfrenta o Moto Club no dia 20 de março, e o Sampaio na rodada seguinte, a 27 do mesmo mês, já no segundo turno. Vale ressaltar que, pelo regulamento da competição, nos clássicos da mesma cidade a renda não ficará completamente com o time mandante. Será observada a regra de 60% da renda líquida para o vencedor e 40% para o perdedor. Em caso de empate, o montante será dividido igualmente entre os dois times
Viagens
O Sampaio também será o time que terá o maior número de viagens na competição com jogos fora de casa contra Araioses, Imperatriz e Santa Quitéria, mesmo montante do Maranhão que viaja para Imperatriz, Barra do Corda e Araioses.
Por sua vez, o Moto Club fará apenas dois jogos longe da Ilha, contra Santa Quitéria e Araioses. O Imperatriz, atual campeão, enfrenta Cordino e Santa Quitéria fora de casa, e depois vem para São Luís enfrentar Moto Club e São José.
O grande beneficiário da tabela é o Araioses, que recebe os principais times do estado em sua casa. Logo nas duas primeiras rodadas, Sampaio e Moto jogarão lá. No segundo turno é a vez do MAC visitar o Cardosão. O mesmo ocorre com o Santa Quitéria, que recebe o Imperatriz no primeiro turno e no segundo será o mandante contra Sampaio e Moto.