SÉRIE B

Sampaio Corrêa fez a melhor campanha desde 1972

Apesar de praticamente fora do G4, Sampaio pode ter melhor campanha na Série B desde 1972, a mais eficiente dos últimos 43 anos

Sampaio
Com chances muito reduzidas de conseguir o acesso, o Sampaio Corrêa se reapresenta hoje, às 15h, no CT José Carlos Macieira para começar a preparação para enfrentar o CRB, no sábado, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e conseguir a melhor posição dos últimos 43 anos.
Matematicamente, o Sampaio com 57 pontos ainda pode sonhar com a subida, mesmo com quatro pontos a menos que o Santa Cruz, quarto colocado. O time maranhense precisa vencer seus dois próximos confrontos e torcer para os pernambucanos somarem apenas um ponto.
O Santa enfrenta o já rebaixado Mogi Mirim, fora de casa, e depois o terceiro colocado Vitória, no Estádio Arruda, para encerrar sua participação. O time paulista, mesmo lanterna, conseguiu um empate contra o Paysandu, na última vez que atuou em casa, o que dá esperanças ao Sampaio.
Se não bastasse, o Sampaio ainda para Bragantino e Náutico, que estão à frente do Tricolor nos critérios de desempate, não vencerem os seus dois jogos. Com isso, os matemáticos atribuem ao representante do Maranhão uma possibilidade de 1,6% de conquistar o acesso.
Mesmo que o objetivo maior esteja longe de ser alcançado, o Tricolor agora tenta conquistar a sua melhor classificação na Série B desde 1972, quando terminou conquistando o título da competição.
De lá para cá, a melhor posição do Tricolor foi o nono lugar em 1991, quando acabou eliminado pelo ABC nas cobranças
de pênaltis dentro do Estádio Castelão, ainda nas oitavas de final. Para isso, o time tem que somar o maior número de pontos possíveis para não ser ultrapassado por Paysandu e Bahia, que estão logo atrás.
Empates
Um dos principais motivos para o Sampaio não conseguir chegar ao G-4 foi o número muito grande de empates na competição. Ao todo, os maranhenses empataram 12 vezes em 36 jogos disputados. Entre os dez primeiros da Série B, apenas o Bahia teve um número superior, com 13, e entre todos os participantes o que mais empatou foi o já rebaixado ABC com 14 igualdades. O problema dos empates acompanha o Tricolor desde o ano passado, quando a equipe terminou com 14 empates segundo maior número da Série B daquele ano, atrás apenas do Vasco da Gama, que empatou 15. Em uma competição de pontos corridos, empatar dentro de casa é considerado como se o time perdesse dois pontos.No caso do Sampaio, que teve cinco jogos em igualdade no Castelão essa máxima pode ser considerada verdadeira. Se esse número fosse dividido em três vitórias e duas derrotas, o Tricolor somaria quatro pontos a mais e estaria dividindo o quarto lugar com o Santa Cruz
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias