CULTURA JAPONESA

Matsuri acontece neste final de semana

Evento multitemático que promove a diversidade dos valores da cultura pop nipônica com expressões, games e muito mais

cosplay
 
 
 
Alguém duvida que no Maranhão existam milhares de jovens fãs da cultura japonesa? Animes, mangás, desenhos, games, cosplay, dentre outras preferências, torna o Matsuri, evento multitemático, inspirado pela cultura pop oriental, um sucesso no estado. Para quem não co­nhece esse evento e só ouviu falar, pode achar que é apenas uma convenção de fãs malucos pela cultura japonesa, mas é mais que isso.
A edição de 2015 do Matsuri MA será nos dias 21 e 22 (sábado e domin­go), das 10h às 21h, no Centro Pedagógico Paulo Freire – UFMA, e tem entre as principais atrações os cantores Larissa Tassi, Edu Falaschi, Rodrigo Rossi e Ricardo Cruz na apresentação Os Cavaleiros in Concert para cantar as clás­sicas trilhas do anime Os Cavaleiros do Zodíaco.
O evento já movimenta as redes sociais, um dos principais pontos de en­contros de amantes da arte nipônica. É através delas que eles trocam ideias, informações, arquivos, se informam a respeito do que está acontecendo e o mais importante: discutem sobre as mesmas paixões. Foi pensando em es­treitar esses laços que surgiu em 2006 o Matsuri. Um evento tímido ainda, resultado de um projeto de conclusão de curso do designer gráfico Miguel Braga, mas que nas últimas edições vem reunindo em média 1.200 pessoas. Para este ano estão sendo esperadas duas mil pessoas.
O Matsuri é o maior evento multitemático de cultura Pop, Geek e Otaku do Maranhão. Seu foco destina-se a promover a diversidade dos valores cul­turais no estado do Maranhão, por meio da divulgação dos variados produtos da cultura Pop mundial e suas expressões artístico-culturais e acadêmicas, tais como: animação, teatro, cinema, quadrinhos, cosplay, games, workshops, palestras, danças, oficinas, shows e muito mais.
“Era um projeto de monografia e aí cerca de 200 pessoas foram prestigiar. No ano seguinte, eles me cobraram e aí eu tive que fazer. Reuni uns amigos que tam­bém gostavam do tema e a gente idealizou o Matsuri. Aqui não tinha eventos as­sim tão bem organizados para crianças, adolescentes e jovens, e tem um público grande, que gosta, consome, participa. Então, nos últimos anos, cresceu muito”, afirma Miguel Braga, organizador do festival e fã do anime Cavaleiros do Zodíaco.
O Matsuri, segundo a organização, não é só um evento para “curtir”. É es­paço também para promover entretenimento saudável para toda a família, multiplicar os valores culturais no estado e incentivar a formação dos jovens empreendedores com oficinas e palestras. Neste ano, o evento está represen­tando o Maranhão nas comemorações aos 120 anos de Amizade Japão-Brasil promovido pela Embaixada do Japão no Brasil em parceria com o Consula­do Geral do Japão. O evento também estará promovendo diversas atividades e painéis voltados ao universo dos quadrinhos, Star Wars, Games (League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive) e Empreendedorismo Digital, além de diversas salas temáticas, oficinas, apresentações culturais e muito mais.
Em nove anos de evento, de acordo com Miguel, houve a presença de mais de setenta expositores do ramo de cultura Pop e Nerd (quadrinhos, colecio­náveis, camisas e acessórios), entre os quais, vários se formalizaram após participar do evento. O Matsuri reúne várias atividades, atrações e concur­sos tanto nacionais, quanto internacionais, cada vez mais popularizados no Brasil e no mundo. Além de contar com o apoio e parcerias como: São Luís Conventions & Visitors Bureau, Sebrae, entre outras.
 
Atrações Nacionais
Depois de passar por Belém (PA), Vitória (ES), Juazeiro do Norte (CE) e Niterói (RJ) este ano, o Cavaleiros In Concert dará vida aos Cavaleiros do Zodíaco em São Luís, no Matsuri.
O quarteto de vocalistas tem expe­riência no ramo. Larissa Tassi, cantora oficial de Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, foi responsável por gravar as músicas para o anime.
Também cantor do anime, Rodrigo Rossi foi responsá­vel por juntar o grupo para os shows. Ele convidou Ricardo Cruz – conhe­cido pelas performances de temas de desenhos japoneses em geral junto ao JAM Project (Japão) – e Edu Fa­laschi, que por anos integrou a ban­da brasileira de heavy metal Angra e atualmente está no Almah.
 
Além da presença de cosplayers de renome internacional como a Thais Yuki e Marcelo Vingaard, o Matsuri receberá também o humorista, ator e músico Bruno Sutter, o Detonator, que fez parte da banda Massacra­tion; o palestrante, ex-diretor de ci­nema da Rede Manchete e crítico de cinema Eduardo Miranda, conside­rado “O Pai dos Animes no Brasil”; os dubladores Charles Emmanuel (de Ben 10, Rigby em Apenas um Show, Tenma de Pégaso em Cavaleiros dos Zodíacos, Mutando em Os Jovens Ti­tãs, Rony Weasley em Harry Potter); e Luisa Palomanes (de Meninas Super Poderosas, Katara em Avatar, Prin­cesa Merida em Valente, Astrid em Como Treinar seu Dragão, Estelar em Os Jovens Titãs, Hermione Granger em Harry Potter).
Um vilão como ídolo
Diferentemente de muitos que têm os heróis como ídolos, o estudan­te Hiago Soares, de 17 anos, esco­lheu Darth Vader, protagonista e antagonista da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), para ser o seu personagem favorito. Lí­der do Conselho Jedi de São Luís, o jovem, claro, estará no evento, exercendo o papel do vilão, que, para ele, nem é tão vilão assim.
Em São Luís, cerca de 500 pes­soas fazem parte do Conselho, que existe em todo o Brasil desde o início da saga criada pelo cineas­ta George Lucas. A franquia con­ta com uma série de seis filmes de fantasia científica, sendo que o primeiro filme da série, sob o título Star Wars, foi lançado ori­ginalmente em 1977 e tornou-se um fenômeno mundial de cultu­ra popular.
“Sempre gostei de ver o lado do vilão, as motivações. Com a in­ternet, nós temos acesso a histó­rias e quadrinhos que contam isso, então, vi o passado do Darth Va­der e gostei mais ainda, consegui me encontrar no passado dele, na infância que ele teve. Não que eu tenha tido o passado dele, nem a infância sofrida que ele teve, mas entendo as coisas que ele sentiu, que ele viveu”, conta Hiago.
Para o Matsuri 2015, ele pro­mete vir ainda mais próximo do figurino original do vilão. “A cada ano, eu vou melhorando a rou­pa e já estou investindo”, afirma. Para mais informações, acesse o site do evento (aqui). 
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias