Rico em detalhes. Na entrada do salão principal, esculturas e vasos espalhados pelo ambiente chamam a atenção e revelam um pouco da tradição de diversas partes do mundo. Detalhes que influenciam na composição dos pratos servidos pelo Thai – Cozinha Contemporânea e Japonesa, que traz receitas cuidadosamente elaboradas, onde são utilizados ingredientes de vários estados brasileiros e de países como China, Índia, Tailândia e França.
Thai é um nome tailandês que significa “Livre” e faz jus à variedade de influências que são um sucesso. Pensado para pessoas de gosto refinado e que exigem serviços de alta performance, o restaurante nos últimos anos se tornou o roteiro de quem quer um jantar romântico, com o clima intimista provocado pela luz baixa do ambiente, ou um almoço de negócios que pode ter como fundo uma estante com livros e artigos orientais.
Além dos pratos contemporâneos servidos somente à la carte, no restaurante é possível encontrar um sushibar com a tradicional culinária japonesa que divide espaço com peças fusions, que, como define o sócio e chefe Allan Patrício, é o encontro de duas ou mais cozinhas, cujo o produto são pratos inéditos e contemporâneos.
Com dez anos de cozinha e cinco à frente do Thai, o chefe, que admite ser perfeccionista, trabalha a valorização e acentuação de sabores em cada receita elaborada ou adaptada. Especialista na cozinha contemporânea e asiática, Allan fez base em grandes centros gastronômicos como São Paulo.
O prato
Um dos principais da casa é o sofisticado Filé Oswaldo Aranha, considerado um clássico da cozinha brasileira. Elaborado em homenagem ao diplomata gaúcho Oswaldo Aranha, que costumava comer sempre o mesmo prato no bar Cosmopolita, um conhecido ponto de encontro de políticos, no Rio de Janeiro, e, por vezes, em casa para sua cozinheira.
Com o tempo, o prato ganhou adaptações, mas os ingredientes principais são: filé, arroz, farofa e batatas. Nas mãos do chefe Allan Patrício, o destaque da receita é o filé mignon com crosta de alho, servido ao gosto do cliente. O arroz é feito na frigideira e vem coberto com farofa de manteiga e batatas tipo chips.
Quer saber como se faz essa receita clássica e saborosa? Confira a receita.
Ingredientes
-220 g de filé mignon;
-120 g de arroz agulhinha cozido;
-2 colheres de sopa de farofa;
-Batata Chips;
-20 g de alho frito;
-50 g de manteiga sem sal;
-Sal Q/B;
-Pimenta do Reino Q/B.
Modo de preparo
1 – Tempere o filé com sal e pimenta do reino;
2 – Aqueça uma sautese, coloque a manteiga e frija o filé, selando todas as faces;
3 – Leve o filé ao forno pré-aquecido e marque 7 minutos, deixando-o ao ponto;
4 – Na mesma sauteuse do filé, refogue o arroz agulhinha já cozido;
5 – Aqueça a farofa e reserve;
6 – Frite a batata chips e reserve;
7 – Retire o filé do forno;
8 – Em um prato arrume o filé, coloque o alho frito por cima, arrume o arroz em uma das extremidades, com a farofa e as batatas chips por cima.