Uma das bebidas mais consumidas pelos maranhenses, a cerveja, é presença constante em confraternizações de familiares e amigos. A bebida que foi criada há milhares de anos, era produzida de forma caseira e usada como forma de escambo para outras mercadorias.
A cerveja artesanal ganha a cada dia novos apreciadores. Em São Luís, o mercado dessas bebidas ainda é escasso. Segundo Adriano Amorim, proprietário de uma micro cervejaria e diretor da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Maranhão (Acerva), a cidade tem cerca 20 cervejeiros artesanais. No entanto, em alguns lugares em que a bebida é comercializada, o produto ainda é importado. “São Luís ainda engatinha nessa ramo. As pessoas ainda consomem muito as cervejas convencionais”, afirma o empresário.
Pensando em levar a bebida a um público mais vasto, a Acerva criou o I Festival Maranhense de Cerveja Artesanal. O evento terá mais de 600 litros de cervejas do tipo Ipa, Weiss e Blonde. Além de buffet liberado para os participantes. As atrações musicais ficam por conta da Banda Casa Groove e Djs. “O evento foi criado com o intuito de difundir a cultura cervejeira e incluir novos adeptos na arte de produzir a bebida”, ressalta Adriano Amorim.
Fabricação
A fabricação da cerveja artesanal é minunciosamente desenvolvida pelo cervejeiro, que produz o líquido em quantidades pequenas para ser adequado ao sabor escolhido. Além de ser lacrada garrafa por garrafa, a cerveja contém quantidades bem menores de conservantes, antioxidantes e aromatizantes que as cervejas industrializadas produzidas em grande escala.
O festival acontece neste sábado nas dependências do Sport Club Calhau, das 14h às 22h