A corrida iniciou-se às 7h e teve a largada em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, com destino ao bairro do Anjo da Guarda. O percurso foi de 6km no total. O evento é marcado pela diversidade e inclusão social por meio do esporte e o do lazer, com o objetivo de fortalecer o bem-estar e desenvolver uma vida saudável para os participantes.
Diante de tantas corridas cujos objetivos são financeiros, a Corrida da Alegria é um evento lúdico, com inscrição gratuita e prêmios em dinheiro, que tem como característica a inclusão social e cidadania. De acordo com um dos organizadores, Fábio Cabral, o principal objetivo da corrida é sair dos circuitos elitizados, como a Avenida Litorânea, e invadir as periferias. Mostrar que a população carente também pode ter o hábito de correr, caminhar e possuir um estilo de vida saudável. Além da corrida, houve atividades físicas com as crianças na Praça da Ressurreição.
Fábio Cabral explica que a corrida é uma iniciativa de um projeto maior chamado “Cidade Limpa”, que envolve as comunidades Gapara, Argola-Tambor, Fumacê, Vila São João e Residencial Primavera. “O principal objetivo da prova é agregar valores na área. O Projeto vai além da corrida. Os jovens destas comunidades participam diretamente da organização da corrida. As crianças que participam do evento também são das comunidades. É acima de tudo o exercício da cidadania”, disse. O organizador ressalta que a corrida vem crescendo com o passar dos anos, pois na 1ª edição tinham 23 inscritos e nesta tiveram 200.
Modalidades
corrida teve duas categorias, modalidade geral masculino/feminino e modalidade especial masculino/feminino. O vencedor da modalidade geral foi Ademilson Ribeiro Correia, da cidade de Rosário. Ele participa pela segunda vez da corrida e corre há dois anos quatro vezes por semana. Ele declarou que é muito emocionante participar de uma corrida tão diferente das outras. “Eu me preparei bastante este ano, pois ano passado não consegui alcançar o resultado que eu queria. E hoje me sinto um vitorioso saindo daqui com o primeiro lugar”, falou.
A vencedora da modalidade geral, Ana Claúdia da Silva Costa veio da cidade de São José de Ribamar e corre há 11 anos. Ela contou que participou da corrida pela primeira vez e se dedicou durante todo este ano para ganhar o primeiro lugar. “Nem consigo explicar o que estou sentindo, participar é importante e ganhar é maravilhoso. Quero dizer que qualquer pessoa pode e deve correr, é só treinar e nunca desanimar”, disse emocionada. O vencedor da modalidade especial, Valdir Simão de Sousa, relatou que quem quer, pode tudo.“Participar desta corrida é mostrar para as pessoas que a deficiência física não é limitação para o esporte e nem para qualquer atividade. Não nos impede de fazer nada”.
Resultado
Masculino
1. Ademilson Ribeiro Correia
2. Werisson Rodrigues
3. Eric Adriano Silva Santos
Feminino
1. Ana Claudia da Silva Costa
2. Luana Silva Caldas
3. Katia Cristina Barros Cantanhede
Categoria Especial
1. Valdir Simão de Sousa
2. Raumundo Nonato Pereira
3. Antonio Carlos Cavalcante