SÉRIE A

Atlético enfrenta o São Paulo em busca da segunda colocação

Atlético desafia o São Paulo no Morumbi. Se evitar o amarelo, Victor mantém chance de disputar todos os duelos do ano

Atlético Mineiro
Em busca da primeira das duas vitórias que lhe garantem a segunda colocação do Campeonato Brasileiro, independentemente dos resultados do terceiro colocado, Grêmio, o Atlético enfrenta o São Paulo, hoje, às 22h, no Morumbi, pela 35ª rodada. A segunda posição, e a consequente vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem, já pode ser assegurada hoje se o Galo ganhar, e o tricolor gaúcho perder para o Fluminense, em casa, às 19h30.
Para o goleiro Victor, o segredo para alcançar esse objetivo, depois que o título ficou praticamente impossível (o Corinthians leva a taça com um triunfo nos quatro compromissos restantes), é se preocupar apenas com a próxima partida: “Temos de pensar jogo a jogo. Teremos um jogo dificílimo e temos de focar o São Paulo, sem fazer projeção”. O goleiro atleticano, além de dificuldade, espera um bom duelo hoje no Morumbi: “O São Paulo está brigando por vaga na Libertadores e tradicionalmente é um time difícil de enfrentar, com uma camisa de peso. São duas equipes de qualidade técnica e garantia de grande jogo”.
Segundo Victor, a provável perda da disputa pelo título com o Corinthians já faz parte do passado: “Não temos de ficar lamentando. O time vem de um grande resultado e um grande jogo em Florianópolis (1 a 0 sobre o Figueirense) e de um bom Brasileiro. A nossa pontuação é a de times que, em outros anos, brigaram pelo título. O Corinthians destoou pela regularidade. Alcançamos a Libertadores, que era algo que a gente também tinha em mente”.
A equipe terá duas mudanças, ambas na defesa: o zagueiro Leonardo Silva e o lateral-esquerdo Douglas Santos estão suspensos e serão substituídos por Tiago e Patric, improvisado. Victor garante total confiança na entrada de Tiago, apesar de o zagueiro ter atuado apenas três vezes nesta temporada. “Todas as vezes em que foi solicitado, ele deu conta do recado, inclusive fazendo gol. É um jogador de muito vigor físico e de profissionalismo. Ele tem toda a confiança para entrar em campo e fazer um bom jogo”, elogia o goleiro.
META Victor revela que também tem um objetivo pessoal para as últimas quatro rodadas do Brasileiro. Pendurado com dois cartões amarelos, o goleiro quer evitar o terceiro e assim terminar a temporada tendo atuado em todos os jogos da equipe – até agora, foram 60. “É uma marca histórica para mim e acho que até para o futebol. Mas não entro em campo pensando em administrar cartão. Não pode se omitir numa situação de risco. O jogador pode evitar cartão por reclamação, discussão com adversário ou num lance bobo”, explica. Victor foi amarelado na derrota para a Chapecoense, em Chapecó, por reclamação, e pelo pênalti em Marcelo Cirino, na goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo, no Independência.
O zagueiro Jemerson, que não jogou pela Seleção Brasileira contra o Peru, terça-feira, em Salvador, se juntou à delegação atleticana ontem em São Paulo e tem presença confirmada na partida de hoje. O volante Rafael Carioca também está escalado. Ele foi apenas advertido no julgamento de ontem no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pela reclamação quanto à atuação do árbitro Marcos André Gomes da Penha na derrota para a Chapecoense.
O ADVERSÁRIO:
Para evitar duplo prejuízo
O São Paulo enfrenta o Atlético pensando na vaga para a Libertadores, mas terá de arcar com um peso: até mesmo o empate assegura matematicamente o título do Brasileiro para o arquirrival, Corinthians. O tricolor experimenta hoje uma sensação não tão nova na temporada: Milton Cruz reestreia como treinador interino, após a demissão de Doriva. Ele já dirigiu o time em abril e maio, antes da chegada de Juan Carlos Osorio. O volante Hudson, que havia perdido espaço, retoma a vaga de Wesley. Na lateral esquerda, Carlinhos se recuperou de estiramento na panturrilha esquerda. O atacante Luís Fabiano melhorou da dor muscular na coxa direita e está confirmado. O goleiro Rogério Ceni, contundido no tornozelo direito, continua de fora.
FICHA TÉCNICA
São Paulo x Atlético
São Paulo: Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Carlinhos; Thiago Mendes, Hudson, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Luís Fabiano
Técnico: Milton Cruz
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Tiago e Patric; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi
Estádio: Morumbi
Horário: 22h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
TV: Globo
CONFRONTO
Atlético x São Paulo
Geral (88 jogos)
29 vitórias 30
29 empates 29
108 gols 123
Brasileiro (55 jogos)
18 vitórias 20
17 empates 17
60 gols 73
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias