O show do cantor e músico Arnaldo Antunes vai abrir a programação do projeto BR 135, que acontece de 10 a 12 de dezembro. O artista e banda farão o show A Casa é Sua, às 22h, na Praça Nauro Machado. Como ocorreu em 2014, todos os shows serão realizados em espaços abertos, divididos entre as praças Nauro Machado e a da Criança (na Praia Grande), reunindo também atrações da cultura popular maranhense.
Arnaldo Antunes fará o show num clima intimista, acompanhado dos músicos Chico Salem (violões, guitarra e voz) e André Lima (teclado, violão, sanfona e voz). No repertório, traz seus maiores sucessos em espetáculo que mescla violões, guitarras, teclados e sanfona e interpreta músicas como Não Vou Me Adaptar, Alegria, Essa Mulher, Muito, Muito Pouco, A Casa é Sua, entre outros.
O formato do espetáculo, apresentado em outras capitais, acentua a forma poética de fazer música de Arnaldo Antunes. Com seu jeito falado de cantar, o poeta, escritor, cantor e compositor paulistano começou carreira solo em 1992, quando saiu do Titãs. Desde então, 15 álbuns lançados, dentre eles, Tribalistas, trabalho de enorme sucesso concebido com Marisa Monte e Carlinhos Brown.
Além de Arnaldo, o Festival tem outros nomes convidados a exemplo de Siba, Curumim, Criolina e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. O festival reúne 15 selecionados entre 331 inscritos de todo o país. “Nossa intenção é trazer artistas de várias regiões, aproximando os vários Brasis por meio da música”, diz Alê Muniz, idealizador do projeto, ao lado de Luciana Simões.
O BR 135 consolida uma reflexão sobre a ocupação do centro histórico com arte e o fomento à discussão sobre o mercado da música no Maranhão. “Essa proposta tomou forma ano passado, com a 1ª edição e segue neste ano com mais corpo. Queremos trazer para cá o que de melhor acontece nos palcos e no mercado da música. Queremos aprender como fazer melhor e também afirmar o centro da nossa cidade como epicentro irradiador de arte e cultura para todos, sem catraca”, afirma Luciana Simões.
Mais de vinte atrações vão fazer parte da programação. Dentre elas, dez bandas maranhenses e cinco de outros estados escolhidas pela curadoria do projeto. Dentre eles, está Paulão, compositor, guitarrista e cantor da banda Pedeginja. Atualmente gravando o primeiro trabalho solo, Faz escuro, mas eu canto revela um compositor que se preocupa em desnudar as intimidades de fase delicada de sua vida. O disco tem a produção musical de Adnon Soares, do grupo Casa Louca, que também está na programação.
A banda New Rockars (São Luís/São Paulo/EUA) é uma parceria dos brasileiros Gerson da Conceição, radicado em São Paulo, e Fabio Jahgun, radicado em Los Angeles há 14 anos. A ideia do projeto é revisitar a cena old school do reggae jamaicano. Compõem a banda Fabio Jahgun (voz lead e percussão); Gerson da Conceição (baixo e voz lead); Anthony Lee (guitarra e backing vocal); Glenn Holdaway (trumpete) Warren Huang (sax tenor); e Pius Oyebanji (bateria).
Para Beto Ehongue, do projeto Hip Hop Cangaceiro, “um dos aspectos mais importantes do BR é abrir esse trânsito entre o que é produzido aqui e o que vem de fora, ampliando o diálogo entre artistas de todo o país. Estou muito feliz por contribuir de alguma forma com isso”, disse o compositor Beto Ehongue.
Simultâneo ao festival, o fórum Conecta Música apresenta palestras, workshops, oficinas e rodada de negócios sobre o mercado da música, arte e cidadania, cultura digital e jornalismo cultural.
As palestras, oficinas, workshops e rodada de negócios, que integram o Conecta Música, serão concentrados no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Entre os convidados confirmados estão os jornalistas Patrícia Palumbo (Rádio Eldorado – SP), Otávio Rodrigues (SP) e Roberta Martinelli (TV Cultura – SP); Marcel Arêde, da produtora AmpliCriativa (Belém); os produtores musicais Melina Hickson (Porto Musical), Otávio Argento e Paulo André (Abril ProRock), Marcelo Damaso (Serasgum) e Foca (Festival do Sol).
“O projeto é a nossa contribuição para fomentar o mercado da música por aqui, proporcionando um intercâmbio musical e de ideias”, afirmou Alê Muniz.
Os projetos do Festival BR 135, que inclui o Conecta Música, foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e tem patrocínio da Vivo e premiado pelo Prêmio Funarte de Música Continuada 2015.