Compositores sambistas de todo o Maranhão tiveram até ontem,25, para se inscrever no 1º Festival de Música dos Fuzileiros da Fuzarca. A iniciativa faz parte das comemorações dos 80 anos de história que o Bloco fará em 2016.
O 1º Festival de Música dos Fuzileiros da Fuzarca, segundo os organizadores, vem para incentivar a boa música, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, compositores, arranjadores e intérpretes. “Esse festival é o primeiro que estamos realizando e faz parte das atividades comemorativas aos 80 anos e também integra o nosso projeto de renovação do Bloco, coordenado pela nossa presidente Graça Viana. O intuito é gravar 10 músicas inéditas, para renovar o repertório, que se juntarão às cinco tradicionais do Fuzileiros, no CD 80 Anos do Fuzileiros da Fuzarca, para ser lançado no ano que vem no aniversário do Bloco em fevereiro”, diz o coordenador do festival, Rolberson Robson.
Os intérpretes das músicas inscritas serão acompanhados pela batucada do Bloco. O tema das composições é livre. A única exigência é que seja samba tradicional inédito. Até agora, segundo informações da coordenação, já foram inscritas 18 composições. Os sambas serão julgados por uma comissão composta por sete membros e seguirão critérios como: música, letra, afinação, ritmo, interpretação.
“O júri é seleto, composto por pessoas de talento, experiência e que são reconhecidas por todos no meio cultural. Artistas, pessoas que têm a capacidade de fazer o julgamento das músicas. Mas, além da opinião dos jurados, queremos ouvir a opinião do público, então, lá vai haver a votação popular também”, completa o coordenador.
O CD será lançado durante o carnaval, mas o ponto alto da festa vai ocorrer no dia 11 de fevereiro, dois dias após o término das festividades de momo. “Sim. Será na quinta-feira. Mas faremos uma festa com tudo que temos direito: oração, batucada, bolo… Começamos a comemorar os 80 anos com o festival, mas teremos várias ações ainda no decorrer do ano”, destaca Robson.
O festival é aberto ao público, e quem quiser saborear da feijoada pode adquirir o ingresso com direito a um prato por R$ 10,00.
Fuzileiros da Fuzarca
O Fuzileiros da Fuzarca é o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco do Maranhão e o segundo do Brasil, fundado em 11 de fevereiro de 1036.
O bloco em sua maioria é composto de pessoas idosas e está atraindo jovens, crianças pela sua história cultural. De olho no futuro e na manutenção da tradição, o grupo desenvolve o projeto Fuzileiros do Amanhã, que integra crianças e adolescentes às atividades do bloco. “É importante que esse ensinamento seja passado de geração a geração”, afirma dona Graça, presidente do bloco. “Filhos, netos e até bisnetos dos integrantes são convidados a integrar o bloco”, afirma Robson. O bloco Fuzileiros da Fuzarca possui cerca de 150 integrantes entre ritmistas e pastoras e uma bateria com 60 componentes. Mas o grupo não se reúne só para festejar. Segundo a diretoria, as reuniões que acontecem aos sábados na sede são para manter viva a tradição e estimular para que todos tenham qualidade de vida digna, praticando a sociabilização e saindo do isolamento social, comum à pessoa idosa.
O evento acontece neste sábado, a partir das 12h00 no clube do Ipam no bairro Olho d’Água e é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (98) 98815-2515.