CULTURA

1º Festival de Samba dos Fuzileiros da Fuzarca

Serão escolhidos 10 sambas inéditos que farão parte do CD comemorativo dos 80 anos do bloco

fuzileiros da fuzarca
Compositores sambistas de todo o Maranhão tiveram até ontem,25, para se inscrever no 1º Festival de Música dos Fuzileiros da Fu­zarca. A iniciativa faz parte das comemorações dos 80 anos de história que o Bloco fará em 2016.
O 1º Festival de Música dos Fuzilei­ros da Fuzarca, segundo os organiza­dores, vem para incentivar a boa mú­sica, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, compositores, arranjadores e intérpretes. “Esse festival é o primei­ro que estamos realizando e faz parte das atividades comemorativas aos 80 anos e também integra o nosso proje­to de renovação do Bloco, coordena­do pela nossa presidente Graça Viana. O intuito é gravar 10 músicas inédi­tas, para renovar o repertório, que se juntarão às cinco tradicionais do Fu­zileiros, no CD 80 Anos do Fuzileiros da Fuzarca, para ser lançado no ano que vem no aniversário do Bloco em fevereiro”, diz o coordenador do fes­tival, Rolberson Robson.
Os intérpretes das músicas inscritas serão acompanhados pela batucada do Bloco. O tema das composições é livre. A única exigência é que seja sam­ba tradicional inédito. Até agora, se­gundo informações da coordenação, já foram inscritas 18 composições. Os sambas serão julgados por uma comis­são composta por sete membros e se­guirão critérios como: música, letra, afinação, ritmo, interpretação.
“O júri é seleto, composto por pes­soas de talento, experiência e que são reconhecidas por todos no meio cultu­ral. Artistas, pessoas que têm a capaci­dade de fazer o julgamento das músi­cas. Mas, além da opinião dos jurados, queremos ouvir a opinião do público, então, lá vai haver a votação popular também”, completa o coordenador.
O CD será lançado durante o carna­val, mas o ponto alto da festa vai ocorrer no dia 11 de fevereiro, dois dias após o término das festividades de momo. “Sim. Será na quinta-feira. Mas faremos uma festa com tudo que temos direito: oração, batucada, bolo… Começamos a comemorar os 80 anos com o fes­tival, mas teremos várias ações ainda no decorrer do ano”, destaca Robson.
O festival é aberto ao público, e quem quiser saborear da feijoada pode ad­quirir o ingresso com direito a um pra­to por R$ 10,00.
Fuzileiros da Fuzarca
O Fuzileiros da Fuzarca é o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco do Maranhão e o segundo do Brasil, fundado em 11 de fevereiro de 1036.
O bloco em sua maioria é compos­to de pessoas idosas e está atraindo jovens, crianças pela sua história cul­tural. De olho no futuro e na manu­tenção da tradição, o grupo desen­volve o projeto Fuzileiros do Amanhã, que integra crianças e adolescentes às atividades do bloco. “É importante que esse ensinamento seja passado de geração a geração”, afirma dona Graça, presidente do bloco. “Filhos, netos e até bisnetos dos integrantes são convidados a integrar o bloco”, afirma Robson. O bloco Fuzileiros da Fuzarca possui cerca de 150 integran­tes entre ritmistas e pastoras e uma bateria com 60 componentes. Mas o grupo não se reúne só para festejar. Segundo a diretoria, as reuniões que acontecem aos sábados na sede são para manter viva a tradição e estimu­lar para que todos tenham qualidade de vida digna, praticando a sociabili­zação e saindo do isolamento social, comum à pessoa idosa.
O evento acontece neste sábado, a partir das 12h00 no clube do Ipam no bairro Olho d’Água e é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (98) 98815-2515.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias